Último pregão do ano deve ser de cautela quanto à decisões nos EUA

Na véspera, anúncio de nova reunião do Congresso norte-americano no domingo animou os mercados no exterior

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mantendo o ritmo de final de ano, o Ibovespa apresentou uma liquidez reduzida no pregão da última quinta-feira (27) – ficando com giro financeiro de R$ 4,694 bilhões. Contudo, diferente dos outros dias, o índice de ações mostrou uma oscilação mais forte e encerrou a sessão com queda de 0,89% – a terceira seguida -, aos 60.415 pontos.

Nesta sexta-feira (28) o mercado deve se manter cauteloso. Mesmo com o dia 31 sendo considerado o último dia para uma resolução para o abismo fiscal nos EUA, esta sessão será a última do mercado brasileiro em 2012, e ainda não foram tomadas decisões em relação ao assunto. Analistas ressaltam que mesmo com a cautela diante do cenário norte-americano, a sessão desta sexta pode ter um volume de negócios um pouco maior por ser tratar do último pregão do ano.

Na véspera, o Departamento do Tesouro norte-americano tomou medidas que criam uma margem de US$ 200 bilhões na dívida do país. Segundo o secretário do tesouro, Timothy Geithner, a iniciativa afasta o risco do país declarar a suspensão de pagamentos de dívida e de gastos correntes no início de 2013.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, ele explicou que essa margem duraria 2 meses em circunstâncias normais, mas com os riscos do país entrar em recessão com o corte automático gastos públicos e a eliminação de benefícios fiscais, não é possível prever a duração das medidas tomadas.

Analistas mostram que mesmo sem animar muito os mercados, essas medidas reduziram as perdas das bolsas nos EUA: após chegarem a cair mais de 1% durante o dia, os três principais índices acionários terminaram o dia com queda próxima de 0,1%, após o anúncio de que o partido republicano vão se reunir no domingo para continuar as negociações em relação ao abismo fiscal, ganhando assim mais um dia.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.