Ucrânia suspende uso de dinheiro eletrônico após início de ofensiva russa

A proibição é uma das várias restrições impostas pelo Banco Nacional da Ucrânia com da lei marcial no país

CoinDesk

Publicidade

O banco central da Ucrânia proibiu a emissão de dinheiro eletrônico e o reabastecimento de carteiras eletrônicas após a invasão da Rússia.

O Banco Nacional da Ucrânia anunciou uma série de resoluções na quinta-feira em conexão com a lei marcial agora em vigor em todo o país.

Entre elas, o banco ordenou “suspender os emissores de dinheiro eletrônico, reabastecer carteiras eletrônicas com dinheiro eletrônico e distribuir dinheiro eletrônico aos bancos emissores de dinheiro eletrônico”.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Nesse contexto, apesar de não haver uma confirmação, o dinheiro eletrônico citado na decisão provavelmente se refere à moeda fiduciária em formato digital, como a mantida em uma conta do PayPal ou em um banco digital de aplicativo de dinheiro.

Não está claro se a medida se estende a criptomoedas ou outras moedas digitais. No ano passado, o banco central recebeu permissão para emitir uma moeda digital de banco central (CBDC).

Continua depois da publicidade

As ordens também suspendem o mercado de câmbio; limitam saques das contas bancárias dos consumidores; e proíbem a retirada de moeda estrangeira das contas dos clientes.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receba a Newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil