Publicidade
SÃO PAULO – A Rússia anunciou na manhã desta terça-feira (12) que caminhões com toneladas de equipamentos e produtos para ajuda humanitária partiram rumo à Ucrânia para ajudar a região de fronteira, onde há o confronto com rebeldes pró-Rússia. Porém, o governo ucraniano afirmou que não irá permitir o acesso desses caminhões ao país.
Kiev, capital da Ucrânia, e outros governos da região já alertaram os russos da tentativa de transformar essa operação de ajuda em uma invasão militar. “Esta carga será transferida para outros veículos (na fronteira) da Cruz Vermelha”, afirmou o assessor da presidência ucraniana, Valery Chaly.
“Nós não iremos permitir nenhum comboio de emergência liderado pela Rússia ou pelos militares em território ucraniano. Tudo estará sob controle do nosso lado da fronteira”, completou Chaly em coletiva com jornalistas.
Continua depois da publicidade
Sobre a carga, a União Europeia afirmou que irá verificar seu conteúdo e que nenhum objeto de uso político poderá ser carregado. “O conteúdo da ajuda humanitária deve ser exatamente isso, a ajuda humanitária, e, obviamente, não pode ser tomado por seu valor nominal”, disse a comissária de ajuda da UE, Kristalina Georgieva.