Guerra na Europa

Ucrânia diz investigar informações de que Rússia usou armas químicas em Mariupol

Forças separatistas ucranianas que tentam tomar o controle cidade, apoiadas pelos russos, negaram o uso de armas químicas; a Rússia não se pronunciou

Por  Reuters -

A Ucrânia está investigando informações não verificadas de que a Rússia pode ter usado armas químicas enquanto cerca a cidade portuária de Mariupol, no sul do país, afirmou a vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, nesta terça-feira (12).

“Existe uma teoria de que podem ser munições de fósforo”, disse Malyar em comentários televisionados, acrescentando: “Informações oficiais virão mais tarde”.

Leia também:

O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a investigação. Forças separatistas apoiadas pela Rússia que tentam tomar o controle cidade negaram o uso de armas químicas, segundo a agência de notícias russa Interfax.

O conselho municipal de Mariupol escreveu no serviço de mensagens Telegram que ainda não era possível examinar a área onde a substância venenosa teria sido usada, devido a ataques.

O órgão também disse que a população da cidade teve contato mínimo com o veneno não especificado, mas soldados ucranianos entraram em contato mais próximo e agora estão sendo observados quanto a possíveis sintomas.

Troca de acusações

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia alertado na segunda-feira (11) que a Rússia pode usar armas químicas na Ucrânia.

Reino Unido e Estados Unidos disseram estar cientes dos relatos, e os britânicos informaram estar trabalhando com parceiros para verificar os relatos.

A Rússia já havia acusado a Ucrânia de se preparar para usar armas químicas, sem fornecer provas.

No mês passado, o governo russo disse que os EUA falarem sobre o uso de tais armas pela Rússia era uma tática para desviar a atenção de questões embaraçosas para o país.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe