Ucrânia busca dar passo para adesão à União Europeia; batalhas em Donbas atingem “clímax temível”

Embora a aprovação do pedido pelos líderes da UE seja apenas o começo, isso marca uma enorme mudança geopolítica e irritará a Rússia.

Reuters

Bandeira da Ucrânia

Publicidade

KIEV (Reuters) – A Ucrânia será aceita como candidata a se juntar à União Europeia nesta quinta-feira, uma medida que elevará o moral do país conforme a batalha com tropas russas por duas cidades no leste ucraniano atingiu o que uma autoridade chamou de “clímax temível”.

Embora a aprovação do pedido do governo de Kiev pelos líderes da UE reunidos em Bruxelas seja apenas o começo do que será um processo de anos, isso marca uma enorme mudança geopolítica e irritará a Rússia.

Sexta-feira marcará quatro meses desde que o presidente russo, Vladimir Putin, enviou tropas através da fronteira no que ele chama de “operação militar especial” necessária, em parte, pela invasão ocidental no que a Rússia vê como sua esfera de influência.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O conflito, que o Ocidente classifica como uma guerra de agressão injustificada da Rússia, matou milhares, deslocou milhões e destruiu cidades, além de ter implicações em grande parte do mundo à medida que as exportações de alimentos e energia foram reduzidas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu aos aliados de seu país que acelerem os envios de armas pesadas para se igualar à Rússia no campo de batalha.

“Precisamos libertar nossa terra e alcançar a vitória, mas mais rapidamente, muito mais rapidamente”, disse Zelenskiy em um discurso em vídeo na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Os ataques aéreos e de artilharia maciços de Moscou visam destruir toda a região de Donbas, afirmou ele.

A Rússia concentrou sua campanha no sul e no leste da Ucrânia depois que seu avanço sobre a capital Kiev nos estágios iniciais do conflito foi frustrado pela obstinada resistência ucraniana.

A guerra em Donbas –coração industrial da Ucrânia– é mais crítica nas cidades-gêmeas de Sievierodonetsk e Lysychansk, que ficam em lados opostos do rio Siverskyi Donets, na província de Luhansk.

A batalha lá está “entrando em uma espécie de clímax temível”, disse Oleksiy Arestovych, conselheiro de Zelenskiy.

As forças ucranianas estavam defendendo Sievierodonetsk e os assentamentos próximos de Zolote e Vovchoyrovka, afirmou o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, na quinta-feira, mas as forças russas capturaram Loskutivka e Rai-Oleksandrivka ao sul.

Centenas de civis estão presos em uma fábrica de produtos químicos em Sievierodonetsk, enquanto a Ucrânia e a Rússia disputam quem controla a cidade bombardeada.

Moscou diz que as forças ucranianas na cidade estão cercadas e encurraladas. Mas Gaidai disse à televisão ucraniana na quarta-feira que as forças russas não tinham controle total de Sievierodonetsk.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.