UBS se reúne com gestores da Vale e reitera compra das ações da mineradora

Dupla de analistas observa visão da empresa de que pior já passou e que retomada da demanda é sustentável

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório divulgado nesta quinta-feira (5), os analistas Edmo Chagas e Carlos Vasques, do UBS, informaram suas novas perspectivas para as ações da Vale, depois que se reuniram com representantes da mineradora.

De acordo com o banco de investimentos, a dupla continua recomendando a compra dos papéis e demonstra confiança na recuperação da demanda mundial por minério de ferro. “Os administradores da companhia acreditam que o pior já passou e que embarcamos em uma trajetória sustentável de recuperação”, informou o documento.

A melhora no preço do aço, o desempenho mais recente dos índices de atividade e a força do PIB (Produto Interno Bruto) chinês ajudam a Vale acreditar que o horizonte será mais calmo, sugeriu o UBS. “A gerência disse que está expandindo sua cobertura do frete nos negócios com minério de ferro, ao passo que mais vendas são realizadas e os mecanismos de preço continuam a mudar”.

Projeções para empresa

A incorporação dos resultados do segundo trimestre não afetaram o preço-alvo das ações, mas levaram a uma redução de 9% nas estimativas de ganhos para 2009, segundo a visão do UBS.

“Entretanto, nós continuamos sustentando a previsão de que o lucro irá aumentar a partir do terceiro trimestre e, com isso, revisamos para cima as previsões de 2010 e 2011 em 7% e 8%, respectivamente”, avaliou a dupla de especialistas.

Por ora, o UBS conserva a recomendação de compra dos papéis da mineradora (VALE5), com a expectativa de que elas sejam negociadas próximas a R$ 41 ao final de 12 meses.