UBS negocia compra do Credit Suisse, diz Financial Times; BlackRock nega interesse no banco

As operações de banco de investimento e trading do Credit Suisse seriam o ponto crítico nas negociações, sinaliza a Bloomberg

Equipe InfoMoney

Bandeira nacional da Suíça tremula acima do logotipo do banco Credit Suisse em frente a uma filial em Berna, Suíça. 29/11/2022. REUTERS/Arnd Wiegmann
Bandeira nacional da Suíça tremula acima do logotipo do banco Credit Suisse em frente a uma filial em Berna, Suíça. 29/11/2022. REUTERS/Arnd Wiegmann

Publicidade

O UBS está em negociações para assumir parte ou todo o Credit Suisse, afirma o jornal Financial Times. De acordo com a publicação, essa fusão dos dois é o “plano A” dos reguladores suíços na busca por retomar a confiança no sistema bancário do país.

Os conselhos dos dois maiores bancos da Suíça planejam se reunir separadamente neste fim de semana para avaliar a ideia, disse o FT, citando pessoas informadas sobre as negociações que não foram identificadas. O Banco Nacional da Suíça e o regulador Finma estão orquestrando as discussões, segundo o jornal.

Ainda segundo outra fonte do jornal, várias opções diferentes estão em discussão entre os dois bancos, acrescentando que ambos os lados estão tentando avaliar as restrições regulatórias em diferentes jurisdições. De acordo com ela, o UBS também está analisando os riscos potenciais que a fusão pode ter para seu próprio negócio.

Continua depois da publicidade

As operações de banco de investimento e trading do Credit Suisse seriam o ponto crítico nas negociações, sinaliza a Bloomberg, que ouviu pessoas com conhecimento no assunto.

O UBS estaria preocupado com o risco do balanço associado ao banco de investimento, que sofreu uma série de perdas e escândalos nos últimos anos, de acordo com as fontes. O banco também teria receio com negócios, incluindo financiamento alavancado, que tem estado na mira dos reguladores nos últimos meses, informa a Bloomberg.

O UBS também estaria pedindo ao governo suíço um suporte para cobrir riscos futuros caso compre o Credit Suisse.

O Credit Suisse está tentando se recuperar depois de ser abalado por retiradas de depósitos e uma queda nas ações. A empresa, que recebeu uma linha de crédito de US$ 54 bilhões do banco central da Suíça, sempre disse que tem liquidez suficiente e está trabalhando para reconquistar clientes.

Neste sábado (18), o Financial Times também chegou a citar uma eventual proposta da BlackRock para a compra Credit Suisse – que seria maior do que a do UBS. A gestora de recursos, porém, negou participação nas negociações para salvar o banco suíço.

Em post no Twitter, a BlackRock disse que “não está participando de nenhum plano de aquisição total ou parcial do Credit Suisse e não tem interesse no negócio”.

Continua depois da publicidade

(Com informações da Bloomberg)