Twitter avalia serviço pago por assinatura, diz Bloomberg; ações saltam mais de 7% na NYSE

O Twitter estuda fontes alternativas de receita, incluindo algum tipo de oferta de assinatura, de acordo com uma pessoa a par dos planos da empresa

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(Bloomberg) – As ações do Twitter dispararam nesta quarta-feira (8) em meio a especulações de que a empresa de redes sociais social prepara um serviço pago por assinatura. Na NYSE, os ativos fecharam em alta de 7,43%, a US$ 35,41.

O Twitter estuda fontes alternativas de receita, incluindo algum tipo de oferta de assinatura, de acordo com uma pessoa a par dos planos da empresa. Um novo grupo chamado Gryphon ainda está sendo formado, e é possível que um produto de assinatura nunca seja lançado, acrescentou a pessoa, que pediu para não ser identificada.

A empresa publicou recentemente vagas de empregos anunciando a Gryphon, descrita como “construindo uma plataforma de assinatura, que pode ser reutilizada por outras equipes no futuro”. O novo grupo de engenheiros da web vai trabalhar em estreita colaboração com a equipe de pagamentos e com o Twitter.com, de acordo com a postagem. As notícias do anúncio geraram especulações no Twitter.

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Um porta-voz do Twitter não comentou.

A ideia de um produto de assinatura do Twitter tem sido discutida há anos como alternativa aos atuais negócios de publicidade e dados da empresa. Em 2017, o ex-diretor de operações Anthony Noto disse que o Twitter avaliava cobrar por recursos aprimorados no Tweetdeck, o produto do Twitter para usuários avançados, embora o plano nunca tenha se materializado. Mais de 84% da receita do Twitter vem da publicidade, um negócio que crescia antes da pandemia de coronavírus varrer o mundo. Adicionar um serviço de assinatura pode ajudar a empresa a diversificar os negócios. No primeiro trimestre, as vendas do Twitter aumentaram apenas 3%, o menor ganho em mais de dois anos.

O diretor-presidente do Twitter, Jack Dorsey, também está sob pressão de investidores ativistas para acelerar os negócios da empresa, e é possível que um serviço de assinatura que inclua recursos especiais para usuários mais frequentes possa gerar mais receita no momento em que orçamentos de publicidade estão em queda.

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Mark Zgutowicz, analista da Rosenblatt Securities, disse que é “altamente improvável” que o Twitter considere pacotes de assinatura paga por seu serviço. No entanto, poderia haver uma tipo de assinatura “para dados e análises que seus usuários avançados possam considerar”. O mercado total inicial pode ter menos de 10 milhões de usuários, disse.

Simplesmente cobrar pelo principal produto do Twitter sempre foi visto como um gargalo em potencial para o crescimento da base de usuários, que é importante para uma empresa que lucra com publicidade.

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