Twitch lança marketplace de NFTs de jogos na Solana

Loja terá como foco a comercialização de avatares, skins, terrenos e outros itens digitais em forma de NFTs para jogos no estilo play-to-earn

Rodrigo Tolotti

Fonte: Divulgação/Fractal

Publicidade

A Twitch, maior plataforma de streaming de jogos, anunciou nesta quarta-feira (15) o lançamento da Fractal, um novo mercado de tokens não fungíveis (NFTs) próprio da companhia.

O anúncio foi feito por Justin Kan, um dos responsáveis pela criação da Twitch em 2005.

A loja será baseada na rede da Solana (SOL) e terá como foco a comercialização de avatares, skins, terrenos e outros itens digitais em forma de NFTs para jogos no estilo play-to-earn (em que o jogador recebe para jogar).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diferente do que já ocorre, onde cada jogo possui sua própria loja de NFTs, a ideia da Fractal é se tornar um marketplace desse tipo de produto, reunindo itens de diferentes plataformas em um mesmo local.

A Solana tem sido uma das principais plataformas usadas por empresas para criar jogos baseados em NFT por conta de suas taxas baixas e grande poder de processamento, principalmente quando comparado com o Ethereum. De acordo com Kan, os desenvolvedores de jogos serão capazes de criar “todos os tipos de novas experiências além dos jogos NFT”.

“O modelo de negócios de jogos mudou da receita de vendas de jogos para a venda de itens e skins com valor duradouro no jogo para os jogadores. Colocar esses ativos duráveis do jogo em um blockchain é a próxima etapa do jogo”, disse o executivo no Twitter.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a criação de ativos duráveis em NFT desbloqueia muito valor para o mercado. “Para os jogadores, isso significa que eles podem realmente possuir o valor de seu trabalho no jogo […] Para empresas de jogos, os ativos do jogo tornam-se plataformas persistentes em cima das quais outros desenvolvedores serão capazes de construir experiências”, afirma.

A plataforma ainda não está disponível, mas a previsão é que ela seja liberada para uso nas próximas. Com isso, a expectativa é que NFTs de jogos como Star Atlas, Aurory, DeFi Land e outros, poderão ser negociados dentro da Fractal.

Além de Kan, a plataforma será comandada por David Wurtz (cofundador do Google Drive e consultor do Shopify), Robin Chan (fundador da empresa de jogos mobile XPD Media) e Mike Angell (executivo da área de e-commerce com passagens por Fast e Shopify).

“As empresas de jogos querem fazer parceria conosco porque somos veteranos da indústria que estão construindo para suas necessidades. Vimos um influxo de desenvolvedores tradicionais que desejam construir uma experiência com criptoativos. Estamos ansiosos para apoiá-los”, disse Chan em comunicado.

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.