Trump diz que Estados Unidos enviarão mais armas para Ucrânia

Presidente dos EUA afirmou que o envio das armas tem o objetivo de ajudar o país a se defender

Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump - 
27/06/2025
(Foto: REUTERS/Ken Cedeno)
O presidente dos EUA, Donald Trump - 27/06/2025 (Foto: REUTERS/Ken Cedeno)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que os EUA enviarão mais armas para a Ucrânia, principalmente armas defensivas, para ajudar o país devastado pela guerra a se defender contra a intensificação dos avanços russos.

A decisão de Washington de suspender algumas remessas de armas para Kiev levou a Ucrânia a advertir que a medida prejudicaria sua capacidade de se defender dos ataques aéreos e dos avanços da Rússia no campo de batalha, ao mesmo tempo em que atraiu críticas dos democratas e de alguns colegas republicanos de Trump.

“Vamos enviar mais algumas armas. Temos que enviar. Eles precisam ser capazes de se defender”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca, no início de um jantar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Aproveite a alta da Bolsa!

“Eles estão sendo atingidos com muita força agora”, acrescentou. “Teremos que enviar mais armas, principalmente armas defensivas.”

Em uma nota, o Departamento de Defesa dos EUA disse mais tarde que enviaria mais armas defensivas para a Ucrânia por ordem de Trump, para garantir que os ucranianos possam se defender enquanto continuam os esforços para garantir uma paz duradoura.

O Pentágono afirmou que sua iniciativa de avaliar as remessas militares em todo o mundo permanecia em vigor.

Continua depois da publicidade

(Reportagem de Jeff Mason e Andrea Shalal)