Trump dá aos EUA espaço para levantar controles de exportação sobre China, diz WSJ

Os produtos abrangidos pelas recentes restrições dos EUA — nunca anunciadas publicamente pelo governo — incluem motores a jato e peças relacionadas

Lara Rizério Agências de notícias

Publicidade

Antes das negociações entre EUA e China em Londres, o presidente americano Donald Trump autorizou a equipe do secretário do Tesouro, Scott Bessent, a negociar a remoção das recentes restrições à venda de uma ampla variedade de tecnologia e outros produtos para a China, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pelo Wall Street Jornal.

Trata-se de uma estratégia inovadora, que ressalta o impacto dos controles de terras raras da China nas indústrias americanas.

“Historicamente, os controles de exportação nunca foram usados ​​como alavanca para negociações comerciais”, disse Kevin Wolf, sócio da Akin Gump Strauss Hauer & Feld, especializada em comércio internacional. “Não há precedentes para isso.”

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Os produtos abrangidos pelas recentes restrições dos EUA — nunca anunciadas publicamente pelo governo — incluem motores a jato e peças relacionadas, dos quais a China precisa para fabricar suas próprias aeronaves comerciais; softwares exigidos por empresas chinesas para produzir chips; e etano, um componente do gás natural importante na fabricação de plásticos, de acordo com as fontes.

(com agências internacionais)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.