Trump clama pelo “bom e velho aquecimento global” para combater a onda de frio nos EUA

Presidente dos EUA também acusou China de vender petróleo ilegalmente para a Coreia do Norte

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Preocupado com a onda de frio recorde que assola os Estados Unidos neste começo de inverno, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou através de sua conta no Twitter que cairia bem um pouco do “bom e velho aquecimento global” para combater as baixas temperaturas esperadas para essa temporada.

“Na costa Leste, poderá ser registrada a noite de Ano Novo mais fria. Talvez nos caísse bem um pouco daquele bom e velho aquecimento global do qual o nosso país, mas não outros, iria pagar trilhões de dólares para se proteger. Agasalhem-se!”, escreveu Trump através de sua conta no Twitter. 

Como citou o presidente, a onda de frio chegou forte nessa temporada e afeta todas as regiões dos EUA, em especial o Centro-Oeste e o Nordeste. Para se ter uma ideia, a cidade de Erie, localizada na Pensilvânia, decretou estado de emergência, enquanto em Nova York, as autoridades aconselham todos a não saírem sem roupas apropriadas para o frio extremo.

Continua depois da publicidade

Mais críticas

Além de pedir pelo “bom e velho aquecimento global”, o presidente norte-americano acusou a China de vender ilegalmente petróleo para a Coreia do Norte, em desalinho com a política de isolamento do ditador Kim Jong-un. Nesta manhã de sexta-feira (29), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, negou o fato.