Trump anuncia que não participará de posse de Biden

Somente 3 presidentes faltaram à cerimônia na história dos EUA

ANSA Brasil

Donald Trump e Joe Biden em debate presidencial (Foto: Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (8) que não participará da cerimônia de posse de seu rival, o democrata Joe Biden, marcada para o próximo dia 20 de janeiro.

“A todos que perguntaram, eu não irei à posse no dia 20 de janeiro”, escreveu o republicano no Twitter.

Com isso, ele será o quarto presidente na história americana a não participar da cerimônia. Os outros três foram: John Adams (1801), John Quincy Adams (1829) e Andrew Johnson (1869).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como tradição, todos os mandatários que deixam o cargo vão ao evento e cumprimentam o novo chefe de Estado eleito, assim como Barack Obama fez quando Trump assumiu a Casa Branca em 2017.

A decisão é anunciada um dia depois de Trump reconhecer, pela primeira vez, a derrota sofrida nas eleições presidenciais de novembro de 2020, quando Biden obteve 306 votos no Colégio Eleitoral contra 232 do magnata.

O republicano insiste em fraude eleitoral, mas nunca apresentou provas. Auditores e a Justiça dos EUA não descobriram nenhum indício que poderia alterar o resultado das urnas.

Continua depois da publicidade

A postura de Trump fez seus apoiadores realizarem um protesto durante a sessão de confirmação da vitória de Biden no Congresso americano, em Washington, o que culminou em uma invasão sem precedentes ao Capitólio no último dia 6 de janeiro.

O ato fez uma série de funcionários do governo renunciar aos seus cargos. Hoje, inclusive, a imprensa americana informou que até o advogado da Casa Branca, Pat Cipollone, está considerando deixar o cargo depois que Trump fomentou a invasão.

O caos incentivado pelo republicano também levou os democratas a discutirem um possível processo de impeachment. A deputada do partido de Biden Katherine Clark abriu a possibilidade da Câmara votar a ação já na próxima semana se o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, não invocar a 25ª Emenda da Constituição americana, medida que permite afastar o presidente por incapacidade. (ANSA)

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!