Trump anuncia novo presidente do Fed, desemprego no Brasil e mais destaques desta 6ª

InfoMoney reúne as principais informações que devem movimentar os mercados nesta sexta-feira (30)

Erick Souza Felipe Moreira

Ativos mencionados na matéria

Kevin Warsh (Foto: Bloomberg)
Kevin Warsh (Foto: Bloomberg)

Publicidade

As atenções dos mercados nesta sexta-feira (30) estão voltados para o anúncio do novo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), após o Donald Trump afirmar ontem que divulgaria pela manhã sua escolha para substituir Jerome Powell no comando da autoridade monetária.

O nome de Kevin Warsh, ex-governador do Fed, disparou para o topo das previsões após o encontro entre os dois na Casa Branca, mas Rick Rieder, chefe de renda fixa da BlackRock, e Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, também aparecem entre os cotados para o cargo.

O anúncio encerrará meses de especulação sobre quem liderará o banco central, após Trump e seu governo criticarem repetidamente Powell por não reduzir as taxas de juros. O mandato de Powell como presidente termina em maio.

Aproveite a alta da Bolsa!

Aqui no Brasil, após dados fracos do Caged de dezembro, os investidores aguardam a divulgação da taxa de dezembro medida pela PNAD contínua. Para a Zona do Euro, terá o lançamento do PIB preliminar do quarto trimestre e, nos Estados Unidos, será publicado indicador de Preço ao Produtor (PPI) de dezembro.

Com diversas gigantes da tecnologia já tendo divulgado seus resultados, o foco do mercado agora se volta para as petroleiras, com a Exxon e a Chevron programadas para divulgar seus balanços antes da abertura do mercado nesta sexta. American Express e Verizon completam a lista de balanços desta semana.

O Ibovespa começou a quinta-feira com força e chegou a renovar a máxima histórica na parte da manhã, indo a inéditos 186.449,75 pontos, pela primeira vez acima dos 186 mil. Ao final do dia, o índice recuou 0,84%, aos 183.133,75 pontos, uma perda de 1.557,30 pontos.

Continua depois da publicidade

O que vai mexer com o mercado nesta sexta

Agenda

Brasil

09:00 – Taxa de desemprego — Dezembro
Previsão: 5,1%

Indicadores semanais (ONS)
Carga de energia — Semanal
Afluência de chuvas — Semanal

Estados Unidos

10:30 – Preços ao produtor (PPI) — Dezembro
Previsão: +0,2% (mensal)
Previsão: +2,9% (anual)

Zona do Euro

Continua depois da publicidade

07:00 – PIB (preliminar) — 4º trimestre
Previsão: +0,2% (trimestral)
Previsão: +1,2% (anual)

07:00 -Taxa de desemprego — Dezembro
Previsão: 6,3%

INTERNACIONAL

Novo presidente do Fed

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que pretende anunciar sua escolha para substituir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, na próxima semana, à medida que se intensificam as especulações sobre quem liderará o banco central dos EUA depois que Powell deixar o cargo em maio.

Continua depois da publicidade

“Vamos anunciar o chefe do Fed… e será uma pessoa que, acredito, fará um bom trabalho”, disse Trump durante sua primeira reunião de gabinete do ano, reiterando seu frequente apelo por taxas de juros significativamente mais baixas.

Prisões no Irã

Forças de segurança iranianas à paisana prenderam milhares de pessoas em uma campanha de detenções em massa e intimidação para impedir novos protestos após reprimir a onda de distúrbios mais sangrenta desde a Revolução Islâmica de 1979, disseram fontes ouvidas pela Reuters.

Iniciados no mês passado no Grande Bazar de Teerã, protestos modestos contra dificuldades econômicas desencadearam queixas mais amplas há muito reprimidas e rapidamente se transformaram na mais grave ameaça existencial à teocracia xiita do Irã em quase cinco décadas, com os manifestantes pedindo a renúncia dos clérigos governantes.

Continua depois da publicidade

Cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em não disparar contra Kiev durante uma semana devido ao tempo frio.

“Eu pessoalmente pedi ao presidente Putin para não disparar contra Kiev e várias cidades durante uma semana, e ele concordou em fazê-lo”, disse Trump em uma reunião do gabinete, citando o “frio extraordinário” na região.

BRASIL

Ministros fora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisará trocar cerca de dois terços dos ministros de seu governo nos próximos meses, com os titulares das pastas deixando os cargos para concorrer nas próximas eleições, ou, em alguns casos, para reforçar os partidos na organização de campanhas.

Continua depois da publicidade

Apesar do número considerável de saídas no primeiro escalão do governo, a intenção do presidente não é fazer nomeações políticas em um ano eleitoral, mas apenas dar seguimento ao que já está sendo feito pelos atuais ministros.

Erosão na Vale

O programa prevê a gratuidade na recarga do botijão de GLP de 13kg em revendas credenciadas para Equipes de inspeção constataram que a área da mina de Viga da Vale apresentou sinais de erosão e, por isso, autoridades do governo do Estado de Minas Gerais ordenaram a suspensão cautelar da mina até segunda ordem, informaram nesta quinta-feira.

Na segunda-feira, a Vale anunciou a paralisação das operações em Viga e na mina vizinha de Fábrica, após fortes chuvas causarem transbordamentos que afetaram um rio local e as operações da vizinha CSN.mais de 15 milhões de famílias, segundo o governo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo.

(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)