Trump adia aumento de tarifas a produtos da China e gigante asiático expressa satisfação

Ontem à noite, presidente americano tuitou que irá adiar a aplicação de tarifas adicionais a cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses em duas semanas, de 1º para 15 de outubro

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Ministério de Comércio da China expressou satisfação nesta quinta-feira com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adiar um aumento de tarifas sobre algumas importações chinesas, antes de equipes de médio escalão realizarem uma reunião preparatória para a próxima rodada de negociações bilaterais, prevista para outubro.

O porta-voz do ministério, Gao Feng, disse que empresas chinesas começaram a fazer levantamentos de preços de bens agrícolas americanos.

Pequim suspendeu as compras desses produtos em agosto, quando a relação comercial entre os dois países sofreu forte deterioração. Os levantamentos de preços, que podem levar os chineses a retomar as compras de produtos agrícolas dos EUA, incluem itens como soja e carne suína.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Gao, que falou durante coletiva de imprensa semanal, a possível retomada de compras de bens agrícolas pela China não é “uma moeda de troca” nas discussões comerciais.

Ontem à noite, Trump tuitou que irá adiar a aplicação de tarifas adicionais a cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses em duas semanas, de 1º para 15 de outubro. Ele disse que a iniciativa foi um “gesto de boa vontade”, que atendeu um pedido do vice-primeiro-ministro chinês Liu He, uma vez que 1º de outubro marca o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

O anúncio de Trump veio horas depois de a China decidir isentar 16 tipos de produtos dos EUA de tarifas extras por um ano, a partir do dia 17. 

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos