Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Trade hoje: Até onde realização do Ibovespa agora em janeiro pode ir pela análise técnica?

Regiões de 125 mil a 126 mil são novos pontos de suporte para Ibovespa

Rodrigo Petry

Publicidade

Após superar os 134 mil pontos na reta final do ano passado, neste início de 2024 o Ibovespa já acumula uma queda de 4,22%, tendo voltado na véspera à região dos 128,5 mil pontos.

Desde o início deste ano, foram sete pregões com o Ibovespa fechando no negativo, dos 12 realizados. Assim, a bolsa brasileira volta ao patamar de preços do dia do anúncio da decisão de juros do Fed, em 13 de dezembro, quando saltou 2,42%.

Para o analista técnico da XP, Gilberto Coelho, ao fechar nesta quarta-feira (17) aos 128.523 pontos (ontem, no intraday o índice atingiu a mínima do ano, nos 128.311), o Ibovespa reforça a tendência de baixa no curto prazo.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base nos gráficos, ele aponta que, caso o Ibovespa perca os 128 mil pontos, pode corrigir na direção dos 125,5 mil pontos ou 120 mil pontos. “O IFR (Índice de Força Relativa) e o padrão de volume seguem reforçando o sinal de baixa no curto prazo.”

Do contrário, uma recuperação viria com o índice acima dos 130 mil pontos, podendo buscar os 134,3 mil ou 140 mil pontos. Segundo ele, apesar da tendência de baixa no curto prazo, no longo ainda é de alta para o índice.

Fonte: Relatório análise técnica XP

Confuso sobre o que é suporte e o que é resistência? Confira nosso guia sobre análise técnica

Trade hoje: Ibovespa em realização

Para os analistas do Itaú BBA, Fábio Perina, Lucas Piza e Igor Caixeta, em relatório, o Ibovespa teve mais uma sessão de realização de lucros na véspera, operando na faixa dos 128 mil pontos, e “sem apresentar sinais de possível recuperação”.

Os especialistas apontam que o movimento de realização de lucros pode levar o Ibovespa a buscar o suporte em 126.400 pontos – “patamar que mantém o índice em tendência altista.”

Do lado da recuperação, acrescentam, o Ibovespa precisa superar a primeira resistência, em 130.100 pontos.

“Se conseguir, abrirá caminho para uma recuperação mais consistente que poderá levar o índice aos níveis de 132.000 e a máxima de dezembro, em 134.400 pontos.”

trade hoje; Ibovespa; análise técnica; análise gráfica; day trade; swing trade
Fonte: Broadcast. Elaboração: Itaú BBA, em relatório

Em resumo, destaca o BBA, a Bolsa brasileira ainda passa por um processo de realização de lucro e sem sinais de recuperação até o momento.

“Isso não quer dizer que não possa acontecer, mas não é o que o Ibovespa e os mercados emergentes estão mostrando no momento”, acrescenta.

Por fim, o cenário é de ajustes para posições de curto prazo, mas o cenário de médio prazo segue em alta, e acima da MM de 200 períodos, completa.

Confira abaixo o desempenho da Bolsa nos últimos 30 pregões

Fonte: Clear Trader. Gráfico diário

Confira aqui mais conteúdos do InfoMoney sobre análise técnica!