Publicidade
SÃO PAULO – A bolsa de Tóquio voltou a fechar em seu menor nível desde o dia 19 de março deste ano, finalizando o pregão desta segunda-feira abaixo dos 8.000 pontos com as perspectivas de que o conflito militar no Iraque se alongue, além da má repercussão dos indicadores econômicos divulgados.
Nesse sentido, o índice Nikkei apresentou forte baixa de 3,72% no pregão de hoje e atingiu 7.972 pontos, acumulando no ano desvalorização de 7,07%.
Tropas da coalizão estacionam
Contrariando as expectativas iniciais de que o conflito no Iraque terminasse rapidamente com uma vitória decisiva das forças da coalizão, estas se encontram com sua marcha bloqueada em direção a Bagdá devido à forte resistência por parte das tropas iraquianas.
Apesar do secretário de defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, ter declarado que são inverdades que as tropas estejam estacionadas, diversos oficiais norte-americanos e britânicos colocam que as mesmas estão de fato com sua marcha paralisada, devido além do fator da resistência iraquiana, a espera pela chegada de reforços e da estabilização das linhas de suprimentos.
Desta maneira, toma corpo entre os investidores a percepção de que o confronto poderá se alongar por mais tempo que o esperado, resultando assim em maiores impactos para a economia global.
Produção industrial decresce no Japão
Segundo dados divulgados pelo governo japonês, a produção industrial do país recuou em 1,7% em fevereiro frente a janeiro.
Desta maneira, todos os 33 setores industriais listados na bolsa de Tóquio caíram em média 2%, sendo que os setores exportador e de telecomunicações registraram as maiores baixas.
Assim, as ações da NTT DoCoMo, maior operadora do país de telefonia móvel, despencou 7,1%, enquanto os ativos da Kyocera, fabricante de componentes para telecomunicações perdeu 4,9%. Por sua vez, os papéis da Sony caíram 4,6% e os da Matsushita fecharam em baixa de 5%.
Bancos e aéreas seguem pressionadas
Outros ativos que seguem pressionados são os dos bancos, devido ao término do ano fiscal que ocorreu nesta segunda-feira, e das companhias aéreas, devido à elevação no preço do querosene de aviação e à expressiva queda nas operações com o advento da guerra.
Com estes fatos, as ações do SMFG perderam 6,2% , as do Mitsubishi Tokyo caíram 3,4% e as do UFJ Holdings fecharam em baixa de 4,8%.
No tocante aos ativos das companhias aéreas, os da Japan Airlines System cairam 3% e os da All Nippon Airways fecharam em queda de 2,7%.
Seguindo Tóquio, Hong Kong fecha em baixa
Por sua vez, o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong encerrou o pregão em baixa de 2,58% chegando a 8.634 pontos e com isso o acumulado no ano aponta para forte baixa de 7,37%.
Continua depois da publicidade
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
H Seng | -2,58 |
8.634 | -5,35 |
-7,37 |
![]() |
![]() |
Nikkei | -3,72 |
7.972 | -4,67 |
-7,07 |
![]() |
![]() |
||||||

