Títulos públicos custodiados no Selic podem ser usados como garantia na Cetip

Para superintendente de operações, modelo é avanço para o mercado brasileiro, permitindo maior transparência e segurança

Publicidade

SÃO PAULO – A Cetip (CTIP3) implementou um serviço inédito no mercado brasileiro. Segundo informativo, as instituições financeiras terão a oportunidade de registrar operações usando títulos públicos custodiados no Selic (Serviço Especial de Liquidação e Custódia do Banco Central) como garantia. 

De acordo com a instituição, a adoção do modelo tem o objetivo de abrandar os riscos que envolvem esse tipo de operação, estimulando assim o mercado de derivativos e títulos privados de renda fixa no País. 

Vantagens do serviço
O banco Barclays utiliza esse tipo de garantia nas operações registradas na Cetip. O superintendente de operações da instituição, Daniel Miranda da Silva, acredita que a utilização de títulos públicos como garantia é um grande avanço no mercado brasileiro, pois permite que as operações tenham mais transparência e segurança.  Além disso, a utilização do modelo bilateral estimula o mercado de derivativos, aumentando a liquidez e reduzindo a alocação de capital das instituições, segundo ele.

Continua depois da publicidade

“A principal vantagem para os clientes é a possibilidade de utilizar um ativo de alta liquidez no mercado brasileiro como depósito em garantia aos derivativos de balcão” , afirma Silva.

Antes da implementação desse modelo, a Cetip já previa a utilização de ativos custodiados como garantia em operações de derivativos, como CDBs e debêntures.

Como funciona?
A realização das operações com garantia na Cetip é baseada no modelo de Cessão Fiduciária. Por meio desse modelo, os títulos ficam bloqueados em uma Conta de Garantia com a possibilidade de venda dos papéis por meio do credor, sendo o prejuízo ressarcido, caso ocorra inadimplência financeira.  Após a confirmação da contraparte, uma mensagem automática é gerada para vincular os títulos no Selic. 

Continua depois da publicidade

O próximo passo para a utilização do Selic como garantia é o projeto de Gestão de Colateral. Com o sistema desenvolvido pela Clearstream, do grupo Deutsche Börse – o chamado Collateral Management – será possível a ampliação da utilização dos títulos elegíveis na Cetip e no Selic.