“Tinder” do crédito soluciona um problema antigo na vida de bancos e empresários

Heitor Ono, sócio da fintech Capital Empreendedor, foi convidado do programa F5 desta quarta-feira 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo do Banco Mundial publicado no ano passado aponta que 8 milhões de micro, pequenas e médias empresas brasileiras são mal atendidas – ou não atendidas – pelos bancos na tomada de crédito. Isso acontece por dois motivos: a qualidade da informação financeira, que não chega até o empresário e empreendedor, e a dificuldade das instituições financeiras de entender a necessidade que eles têm.

Foi pensando neste problema que surgiu a Capital Empreendedor, fintech que conecta as pessoas em busca de crédito com as que querem emprestar, em seu conceito mais básico. Hoje com mais de R$ 200 milhões em operações, a fintech começou a operar em 2017.

“Nossa ideia sempre foi de identificar e mapear as demandas das empresas, o comportamento de inadimplência e tomada de recursos delas, criar um balanço que elas normalmente não têm. Do outro lado, tentamos identificar qual é o produto que atende a demanda deles e apontar isso para as instituições”, explicou Heitor Ono, sócio da fintech.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, hoje são mais de 3 mil empresas financeiras ou bancos cadastradas na CVM em busca de colocar dinheiro no mercado.

O desafio da startup, e um dos problemas que ela também combate, é a falta de educação financeira. “Essas empresas, muitas vezes familiar, normalmente não têm um demonstrativo financeiro, um balanço, não tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o sistema financeiro e bancário. Na hora de pedir crédito, elas não têm informações suficientes para apontar qual é o tipo de produto que necessitam. Então nós tivemos que começar a identificar quais são os documentos que elas precisam ter para que seja possível realizar uma análise de crédito assertiva”, disse Ono.

Heitor é o convidado do programa F5 desta quarta-feira (13). Além de comentar sobre o cenário, ele ainda debateu sobre a regulamentação das fintechs de crédito e outros assuntos.

Continua depois da publicidade

Apresentado pelo professor do InfoMoney Arthur Vieira de Moraes e o especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha, o F5 é exibido semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 15h. Assista a entrevista completa no player acima.