“Tinder” do crédito soluciona um problema antigo na vida de bancos e empresários

Heitor Ono, sócio da fintech Capital Empreendedor, foi convidado do programa F5 desta quarta-feira 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo do Banco Mundial publicado no ano passado aponta que 8 milhões de micro, pequenas e médias empresas brasileiras são mal atendidas – ou não atendidas – pelos bancos na tomada de crédito. Isso acontece por dois motivos: a qualidade da informação financeira, que não chega até o empresário e empreendedor, e a dificuldade das instituições financeiras de entender a necessidade que eles têm.

Foi pensando neste problema que surgiu a Capital Empreendedor, fintech que conecta as pessoas em busca de crédito com as que querem emprestar, em seu conceito mais básico. Hoje com mais de R$ 200 milhões em operações, a fintech começou a operar em 2017.

“Nossa ideia sempre foi de identificar e mapear as demandas das empresas, o comportamento de inadimplência e tomada de recursos delas, criar um balanço que elas normalmente não têm. Do outro lado, tentamos identificar qual é o produto que atende a demanda deles e apontar isso para as instituições”, explicou Heitor Ono, sócio da fintech.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, hoje são mais de 3 mil empresas financeiras ou bancos cadastradas na CVM em busca de colocar dinheiro no mercado.

O desafio da startup, e um dos problemas que ela também combate, é a falta de educação financeira. “Essas empresas, muitas vezes familiar, normalmente não têm um demonstrativo financeiro, um balanço, não tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o sistema financeiro e bancário. Na hora de pedir crédito, elas não têm informações suficientes para apontar qual é o tipo de produto que necessitam. Então nós tivemos que começar a identificar quais são os documentos que elas precisam ter para que seja possível realizar uma análise de crédito assertiva”, disse Ono.

Heitor é o convidado do programa F5 desta quarta-feira (13). Além de comentar sobre o cenário, ele ainda debateu sobre a regulamentação das fintechs de crédito e outros assuntos.

Continua depois da publicidade

Apresentado pelo professor do InfoMoney Arthur Vieira de Moraes e o especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha, o F5 é exibido semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 15h. Assista a entrevista completa no player acima.