Teleconferência

Timidez na concessão de crédito para veículos afetou balanço, diz Cetip

A quantidade de veículos financiados somou R$ 1,8 milhões no terceiro trimestre, 12,4% inferior ao mesmo periodo do ano passado

SÃO PAULO – O diretor-presidente da Cetip (CTIP3), Luiz Fernando Fleury, afirmou em teleconferência de análise dos resultados do terceiro trimestre de 2012, que acontece nesta sexta-feira (9), que a maior timidez por parte de agentes de concessões de crédito em veículos, acoplado à desaceleração da economia afetaram negócios da companhia.

“Já é conhecida a correlação entre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e a Cetip, isso é notório. Mas a gente percebe nos relatório de analistas as expectativas de reversão deste cenário”, afirma Fleury. 

A companhia informou em seu balanço, a quantidade de veículos financiados e, consequentemente, as inclusões de gravames, somou R$ 1,8 milhões no terceiro trimestre, 12,4% inferior ao mesmo período de 2011. A relação de vendas financiadas sobre vendas totais atingiu 38% no 3T12, 7 p.p. inferior ao patamar registrado 12 meses atrás.

“A estabilização no nível de inadimplência tem obrigado bancos a adotarem critérios mais rigorosos, o que reduz o número de financiamentos”, justifica Francisco Carlos Gomes, diretor vice-presidente executivo da companhia.

Gomes acredita, no entanto, em uma leve retomada do crescimento para o próximo ano. “Tudo indica que estamos no piso no nível de atividade e a partir do ano que vem esperamos uma recuperação gradativa”, completa.