Thyssen lidera queda das ações europeias após acordo decepcionar

O índice FTSEurofirst 300 recuou 0,34%, para 1.300 pontos, com a companhia alemã registrando sua maior queda em masi de 2 anos

Reuters

Publicidade

LONDRES – As ações europeias caíram nesta segunda-feira puxadas pela siderúrgica alemã ThyssenKrupp que fracassou em encontrar um comprador para a fábrica no Brasil e por varejistas britânicas atingidas por preocupações com margens.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 0,34 por cento, para 1.300 pontos.

A ação da Thyssen caiu 8,46 por cento, maior queda em mais de dois anos, após anunciar que vendeu apenas a fábrica norte-americana da unidade Steel Americas, que custou à empresa alemã quase 13 bilhões de euros (17,7 bilhões de dólares) ao longo de seis anos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A diretoria não estava preparada para perseguir uma estratégia convincente… e acreditamos que a incapacidade de se desfazer desses ativos criou risco adicional comparado às projeções originais”, escreveu o HSBC em nota.

“Embora acreditemos que ainda há valor significativo na (Thyssen), o caminho para entender isso está menos claro para nós”, acrescentou o banco, rebaixando a recomendação para o papel para “neutro”, ante “overweight”.

A companhia alemã registrou a maior queda no FTSEurofirst. Já o índice da zona do euro Euro STOXX 50 recuou 0,3 por cento, para 3.077 pontos.

Continua depois da publicidade

A rede de supermercados britânicos Tesco e a loja de departamento Debenhams lideraram a queda do índice de varejo do STOXX Europe 600 após o HSBC e o Barclays rebaixarem as recomendações para os papéis, respectivamente.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,83 por cento, a 6.595 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,04 por cento, para 9.401 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,22 por cento, para 4.285 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,52 por cento, para 18.732 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,94 por cento, para 9.745 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,02 por cento, para 6.539 pontos.