Tesouro Nacional realizou leilão de NTNFs e LTNs nesta terça-feira

Nesta operação, títulos de curto prazo (LTNs) tiveram melhor colocação do que os de longo prazo (NTNFs)

Publicidade

SÃO PAULO – Dando seqüência ao cronograma de emissões semanais de títulos públicos, o Banco Central, na condição de agente econômico do Tesouro Nacional, realizou nesta terça-feira, 4 de abril, uma nova oferta de títulos públicos prefixados de curto (LTN – Letra do Tesouro Nacional) e longo prazos (NTN-F – Nota do Tesouro Nacional Série F).

Curto prazo, boa colocação

Nesta terça-feira, o Tesouro Nacional tentou colocar três lotes de LTNs, mas obteve colocação máxima em apenas dois deles. Dos títulos com vencimento em 01/10/2007 e 01/01/2007 foram vendidos 3 milhões e 500 mil respectivamente, com taxas de 14,775% e 14,917%.

Já o lote de 1,5 milhão de LTNs com vencimento em 01/07/2008 teve colocação de apenas 35%, com 526.950 títulos vendidos e taxa média de 14,741%.

Continua depois da publicidade

Longo Prazo: baixa colocação com NTNs-F

A operação envolveu também a oferta de títulos prefixados de longo-prazo, as NTNs-F. O lote de 250 mil Notas do Tesouro Série F com vencimento em 01/01/2010 teve colocação quase integral, 92% dos títulos vendidos, à taxa média de 14,987% ao ano.

Já o lote com vencimento em 01/01/2012 obteve colocação menor, de 32%, a uma taxa média de 14, 993% ao ano. Foram vendidos 80 mil dos 250 mil títulos ofertados.

A rentabilidade das NTNs-F é definida pela taxa Selic acumulada entre as datas de emissão e resgate, sobre o valor nominal atualizado pelo fator Selic entre a data-base e a data de liquidação. A rentabilidade inclui ainda a chamada taxa de deságio, obtida quando o título é adquirido abaixo do valor de face.