Publicidade
SÃO PAULO – Completando o pacote de ajuda ao setor automobilístico, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disponibilizou US$ 6 bilhões para a GMAC, companhia financeira ligada à GM, a fim de aumentar as vendas e ajudar a companhia a se transformar em um banco comercial.
Do total, US$ 5 bilhões serão empregados para a aquisição de participação no capital social da empresa, com o restante sendo resultado de uma linha de crédito direto com o Tesouro – destinada a financiar a operação de reestruturação de sua dívida.
Dificuldades
Tais recursos permitirão à empresa ter maior fôlego para transformar-se em um banco comercial, sujeito à regulação do Federal Reserve, mas também com acesso à suas linhas especiais de financiamento. A GMAC tem sido mal sucedida em sua tentativa de levantar capital junto ao mercado, a fim de atender as exigências da autoridade monetária.
Com o dinheiro levantado, a companhia também conseguirá aumentar a oferta de crédito para aquisição de veículos, reduzindo as barreiras impostas há alguns meses em função de sua baixa disponibilidade de capital, o que contribuiu para a forte queda nas vendas da General Motors, uma vez que cerca de 35% dos financiamentos de veículos novos da empresa foram financiados pela GMAC em 2007.