Tesouro Direto: taxas recuam com juros na Europa e declarações de Powell

Prefixados oferecem até 11,86% ao ano; ganho real dos papéis de inflação chega a 5,86%

Bruna Furlani Katherine Rivas

Ilustração (Pollyana Ventura/Getty Images)

Publicidade

As taxas dos títulos públicos operam em queda na tarde desta quinta-feira (8). Nos prefixados, as taxas recuam até 17 pontos-base, já nos papéis de inflação a baixa é de até 13 pontos-base.

Segundo Igor Cavaca, gestor da Warren Asset Management, a queda nas taxas foi influenciada pela decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que elevou os juros em 0,75 ponto percentual – postura considerada agressiva pelo mercado. Foi o segundo aumento consecutivo, sendo que o anterior foi de 0,50 ponto.

Cavaca cita também falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que apontou que a “autoridade monetária deve continuar implementando uma política mais intensa na busca pelo controle inflacionário”.

Continua depois da publicidade

No cenário local, Cavaca destaca que o mercado ainda precifica as declarações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central dadas na segunda-feira (5). Campos Neto, sinalizou, em evento, que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) – que tem reunião agendada para os dias 20 e 21 deste mês – está em aberto e que o colegiado vai avaliar “um possível ajuste final” da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

“A curva de juros local apresentou queda acompanhando as declarações de ambos os dirigentes –  Powell e Campos Neto – assim como a expectativa de uma potencial recessão que impacta na continuidade da política monetária”, destaca o gestor.

Cavaca afirma que estes fatores estão levando o mercado a precificar uma taxa de juros mais baixa no futuro, apesar da manutenção das taxas em patamares altos no curto prazo.

Continua depois da publicidade

Dentro do Tesouro Direto, a maior queda nas taxas era do título prefixado de médio prazo. O Tesouro Prefixado 2029 oferecia às 15h28 um retorno anual de 11,71%, abaixo dos 11,88% vistos na terça-feira (6).

Já o Tesouro Prefixado 2025 e o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresentavam uma rentabilidade anual de 11,86% e 11,85%, respectivamente, inferior aos 11,98% e 11,96% registrados na sessão anterior.

Nos títulos atrelados à inflação, a maior queda era do Tesouro IPCA+ 2026. O título público oferecia nesta quinta-feira (8) um ganho real de 5,66%, abaixo dos 5,79% vistos na sessão da terça-feira (6).

Continua depois da publicidade

As outras taxas recuavam entre 2 e 7 pontos-base. O maior ganho real registrado era do Tesouro IPCA+ 2055, de 5,86%.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta quinta-feira (8): 

Fonte: Tesouro Direto

Falas do Fed

O Federal Reserve está “fortemente comprometido” em controlar a inflação, mas ainda há esperança de que isso possa ser feito sem os “custos sociais muito altos” envolvidos em lutas anteriores contra as pressões inflacionárias, disse o chair do Fed, Jerome Powell, nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Referindo-se à batalha do ex-chair do Fed Paul Volcker contra a inflação no início dos anos 1980, quando a política monetária do banco central norte-americano desencadeou uma recessão e a taxa de desemprego chegou a 10%, Powell disse em comentários em uma conferência do Cato Institute que Volcker estava tentando erradicar anos de expectativas de inflação crescentes. Volcker “seguiu várias tentativas fracassadas” de baixar a inflação, disse Powell.

“Meus colegas e eu estamos fortemente comprometidos (em reduzir a inflação)…Achamos que podemos evitar o tipo de custos sociais muito altos que Paul Volcker e o Fed tiveram que colocar em jogo.”

Ele ainda disse não ver conflito entre as duas metas do banco central norte-americano determinadas pelo Congresso –de promover o pleno emprego e a estabilidade de preços–, sem motivo para mudar para uma única meta focada apenas na inflação.

“Em particular no momento atual, não vejo os dois objetivos em conflito, porque sem estabilidade de preços não seremos capazes de alcançar o tipo de mercado de trabalho forte que queremos por um período sustentado que beneficie a todos, então não vejo caso para mudar para um único mandato”, disse, em resposta a uma pergunta em evento organizado pelo Cato Institute.

Powell acrescentou acreditar que ambos os objetivos podem ser alcançados no “médio prazo”.

Veja também: 

Powell, Lagarde e Campos Neto: os novos sinais dados pelos chefes dos BCs sobre os rumos da política monetária

BCE

Na cena externa, o aumento dos juros anunciado hoje pelo BCE representou a maior elevação em uma reunião desde 1999. Com a alta, a taxa de depósito de referência passou de 0% para 0,75%. Já a taxa principal de refinanciamento subiu para 1,25%, nível mais alto desde 2011.

Continua depois da publicidade

“Ao longo das próximas reuniões, o Conselho do BCE espera aumentar ainda mais as taxas de juros para diminuir a demanda e se proteger contra o risco de uma persistente mudança para cima nas expectativas de inflação”, disse a autoridade monetária em comunicado.

IGP-DI e manifestações de 7 de setembro

Na cena local, investidores monitoram a divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que recuou 0,55% em agosto. Com esse resultado, o índice acumula alta de 6,84% no ano e 8,67% em 12 meses.

Na avaliação de André Braz, coordenador dos índices de preços, os combustíveis fósseis foram determinantes para a desaceleração da inflação ao produtor e ao consumidor.

“No IPA, a gasolina caiu 8,83% refletindo as reduções de preço deste combustível na refinaria, onde está livre de impostos e frete. No IPC, o preço da gasolina caiu 11,62%, devido a redução do ICMS e dos preços na refinaria”, afirmou Braz.

Já na cena política, o destaque está na informação de que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pode ser enquadrado por suposto abuso de poder referente à celebração do Dia da Independência na véspera (7).

Segundo advogados ouvidos pela Reuters, o mandatário pode responder também por possível desvio de finalidade caso haja o entendimento de que ele se apropriou politicamente das cerimônias do Bicentenário da Independência para fazer comício eleitoral a 25 dias do pleito.