Tesla (TSLA34) fecha acordo de longo prazo com Vale (VALE3) para compra de níquel, segundo Bloomberg

Analistas do Bradesco BBI veem a Vale como muito bem posicionada, pois a empresa é uma das líderes na produção de produtos de níquel

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Tesla (TSLA34) fechou um acordo com a mineradora Vale (VALE3) para fornecimento de níquel, material essencial para a fabricação de baterias para veículos elétricos, informou a Bloomberg News nesta quarta-feira, citando fontes.

O preço do níquel, que é usado para fabricar aço inoxidável e essencial para baterias de veículos elétricos, vinha subindo de forma constante mesmo antes de o conflito na Ucrânia elevar ainda mais os preços.

Segundo a Bloomberg, o acordo entre Tesla e Vale é de longo prazo. As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Tesla foi menos afetada por problemas na cadeia de suprimentos decorrentes da pandemia do Covid-19, em comparação com outras montadoras que cortaram a produção por escassez de vários componentes.

O acordo abrangeria o níquel do Canadá. Os esforços fazem parte do foco do CEO Elon Musk na integração vertical para manter o controle sobre a cadeia de suprimentos da Tesla.

A Tesla também assinou um acordo com a Talon Metals para o fornecimento de concentrado de níquel, bem como um acordo com a BHP e um pacto com os operadores de uma mina de níquel na Nova Caledônia, informou a Bloomberg.

Continua depois da publicidade

Segundo o Bradesco BBI, faz sentido estratégico para os produtores globais de veículos elétricos garantirem o acesso a baterias feitas com recursos de níquel de alta qualidade e baixo carbono.

Nesse ambiente, os analistas veem que a Vale, para quem possuem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) está muito bem posicionada, pois a empresa é líder global na produção de produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza (cerca de 70% da produção é de níquel Classe 1).

“Embora o acordo com a Tesla relatado pela Bloomberg ainda não tenha sido confirmado, achamos que a Vale está em uma posição forte para buscar acordos relacionados no mercado norte-americano de veículos elétricos”, apontam os analistas.

(com Reuters)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.