Para carros elétricos

Tesla (TSLA34) fecha acordo de longo prazo com Vale (VALE3) para compra de níquel, segundo Bloomberg

Analistas do Bradesco BBI veem a Vale como muito bem posicionada, pois a empresa é uma das líderes na produção de produtos de níquel

Por  Equipe InfoMoney -

A Tesla (TSLA34) fechou um acordo com a mineradora Vale (VALE3) para fornecimento de níquel, material essencial para a fabricação de baterias para veículos elétricos, informou a Bloomberg News nesta quarta-feira, citando fontes.

O preço do níquel, que é usado para fabricar aço inoxidável e essencial para baterias de veículos elétricos, vinha subindo de forma constante mesmo antes de o conflito na Ucrânia elevar ainda mais os preços.

Segundo a Bloomberg, o acordo entre Tesla e Vale é de longo prazo. As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

A Tesla foi menos afetada por problemas na cadeia de suprimentos decorrentes da pandemia do Covid-19, em comparação com outras montadoras que cortaram a produção por escassez de vários componentes.

O acordo abrangeria o níquel do Canadá. Os esforços fazem parte do foco do CEO Elon Musk na integração vertical para manter o controle sobre a cadeia de suprimentos da Tesla.

A Tesla também assinou um acordo com a Talon Metals para o fornecimento de concentrado de níquel, bem como um acordo com a BHP e um pacto com os operadores de uma mina de níquel na Nova Caledônia, informou a Bloomberg.

Segundo o Bradesco BBI, faz sentido estratégico para os produtores globais de veículos elétricos garantirem o acesso a baterias feitas com recursos de níquel de alta qualidade e baixo carbono.

Nesse ambiente, os analistas veem que a Vale, para quem possuem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) está muito bem posicionada, pois a empresa é líder global na produção de produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza (cerca de 70% da produção é de níquel Classe 1).

“Embora o acordo com a Tesla relatado pela Bloomberg ainda não tenha sido confirmado, achamos que a Vale está em uma posição forte para buscar acordos relacionados no mercado norte-americano de veículos elétricos”, apontam os analistas.

(com Reuters)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe