Tesla passa o fim de semana cortando preços de carros e software FSD

Ações vêm em meio à queda nas vendas e ao excesso nos estoques da montadora

Bloomberg

Veículos da Tesla em exposição na Califórnia (Bloomberg)

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A Tesla Inc. passou o fim de semana reduzindo os preços de seus modelos na China, Europa e EUA, em meio à queda nas vendas e ao excesso de estoques.

Na noite de sábado, a empresa liderada por Elon Musk também reduziu o preço do software de assistência ao motorista que chama de FSD, ou Full Self-Driving, em um terço, para US$ 8.000 nos EUA. Foram US$ 12 mil.

A promessa de um veículo totalmente autônomo tem sido fundamental para a elevada avaliação da Tesla. Nas últimas semanas, a Tesla lançou novas versões do software FSD, e Musk prometeu lançar um robotáxi dedicado em 8 de agosto. 

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O site da Tesla diz que os clientes receberão um teste de 30 dias do Full Self-Driving Capability na compra de um novo veículo. O site afirma que “os recursos atualmente habilitados exigem supervisão ativa do motorista e não tornam o veículo autônomo”.

No início do fim de semana, a Tesla cortou os preços na China e nos EUA, seus dois principais mercados, bem como na Europa, depois que as vendas decepcionantes do primeiro trimestre contribuíram para o aumento dos estoques . 

Na China, a Tesla baixou os preços em toda a sua gama, com o renovado Modelo 3 caindo para 231.900 yuans (US$ 32.000), ante 245.900 yuans anteriormente. O Modelo Y foi descontado para 249.900 yuans – ou cerca de US$ 34.500 – de 263.900 yuans. 

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Nos EUA, a versão mais barata do Modelo Y custa agora US$ 42.990, retornando o preço inicial do veículo utilitário esportivo ao mais baixo de todos os tempos. A Tesla também descontou as outras duas versões mais caras do Modelo Y em US$ 2.000 e baixou o preço do Modelo X para o nível mais baixo até então.

Os cortes encerram uma semana selvagem para a montadora com sede em Austin. Tudo começou quando Musk anunciou num memorando aos mais de 140.000 funcionários da empresa que estava a reduzir o número de funcionários em mais de 10% a nível global. Dois altos executivos também saíram.

Na quarta-feira, a Tesla disse em sua declaração por procuração que pedirá aos acionistas que votem novamente em um pacote de compensação de US$ 56 bilhões para Musk, que foi anulado por um tribunal de Delaware em janeiro.

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Na sexta-feira, a empresa fez recall de quase 3.900 picapes Cybertruck para consertar ou substituir pedais do acelerador que podem se deslocar e fazer com que o veículo acelere involuntariamente, aumentando o risco de acidente.

Musk também adiou uma viagem planeada à Índia, onde se esperava que se encontrasse com o primeiro-ministro Narendra Modi, dizendo que teria de lidar com “obrigações pesadas” na Tesla. 

A Tesla divulga os lucros do primeiro trimestre em 23 de abril. Suas ações caíram mais de 40% este ano devido à preocupação com a queda nas vendas, a intensificação da concorrência na China e o plano arriscado de Musk de “ir contra a parede ” em termos de autonomia.

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A montadora relatou sua primeira queda anual nas vendas desde os primeiros dias da pandemia, entregando 386.810 veículos no primeiro trimestre, bem abaixo das estimativas dos analistas.

Na China, a quota de mercado da Tesla encolheu para cerca de 6,7% no quarto trimestre de 2023, face a 10,5% nos primeiros três meses do ano, segundo cálculos da Bloomberg baseados em dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China.

A montadora reduziu recentemente os cronogramas de produção em sua fábrica em Xangai, informou a Bloomberg no final do mês passado. As remessas da sua fábrica de Xangai – que fabrica veículos eléctricos para a China e para exportação para outras partes da Ásia, Europa e Canadá – diminuíram nos primeiros dois meses em relação ao ano anterior, mesmo com o aumento das vendas globais de veículos de passageiros na China.