Terras raras: a arma secreta da China para vencer os EUA na guerra comercial

Nova disputa pode afetar toda a cadeia de produção de produtos eletrônicos no mundo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Até agora, na guerra comercial, os Estados Unidos têm tomado a frente na hora de aplicar tarifas sobre a China, mas os asiáticos podem “virar o jogo” e ampliar o escopo desta disputa para um nível que pode piorar e muito o cenário global ao criar uma guerra tecnológica.

A crise com a Huawei reforçou este risco, mas nesta quarta-feira (29), jornais chineses deram o alerta: o país está pronto para usar terras raras como retaliação contra os EUA. Isso pode afetar toda a cadeia de produção de produtos eletrônicos no mundo.

Terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos usados em praticamente tudo, desde artigos eletrônicos até equipamentos militares, passando por vidros, imãs e baterias. Apesar do nome, estes materiais não são raros, mas são difíceis de se encontrar na forma ideal e complexos para se processar.

Continua depois da publicidade

Nas últimas semanas, ações de produtoras do setor têm se favorecido da avaliação que o valor destes elementos pode subir em reflexo da guerra comercial.

A China ainda não declarou que irá aplicar alguma tarifa ou restrição na venda de terras raras aos EUA, mas a imprensa chinesa tem dado o tom. O jornal Diário do Povo disse para os americanos não subestimarem a “capacidade chinesa de contra-atacar” e destacou a “desconfortável” dependência dos EUA das terras raras da China.

“Sem dúvida, o lado norte-americano quer usar os produtos fabricados pelas terras raras exportadas da China para conter e reprimir o desenvolvimento da China. O povo chinês nunca aceitará isso!”, disse a publicação

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita a uma instalação de terras raras, o que provocou especulações de que a China já estaria estudando usar sua vantagem sobre as terras raras para pressionar os americanos.

Confira os elementos que fazem parte da terra rara e seus usos:

Elemento Exemplos de utilização
Escândio Luz de alta intensidade, baterias
Ítrio Colorização de vidro, conversor catalítico
Lantânio Refino de petróleo, baterias
Cério Produção de vidro, baterias
Praseodímio Imãs, produção de aço
Neodímio Pigmentos, imãs
Promécio Bateria nuclear, fósforo para luzes de LED
Samário Imãs, baterias
Európio Fibra ótica, telas planas
Gadolínio Raio-X, imãs
Térbio Telas planas, tubo de raio catódico
Disprósio Imãs
Hólmio Colorização de vidro
Érbio Produção de vidro
Túlio Lasers, aparelho micro-ondas
Itérbio Colorização de vidro
Lutécio Produção de vidro

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.