Tensão política, IPCA, ata do Fomc, China e feriado: o que acompanhar nesta semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após fortes quedas com o clima político pesando, o Ibovespa conseguiu ter alguma recuperação na última sexta-feira, mas o clima de tensão no mercado deve seguir nesta semana guiado principalmente pelo cenário doméstico.

Apesar de ainda não haver nenhuma prova ou fato concreto, as sessões da CPI da Pandemia seguem pressionando o governo federal, principalmente por conta das suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana contra o coronavírus Covaxin.

Na sexta, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por prevaricação neste caso, e o assunto deve ganhar força nos próximos dias conforme também a CPI ouve novos nomes sobre o caso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os indicadores, o destaque nacional fica para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, na quinta-feira (8). O dado tem sido importante para o mercado tentar antecipar e entender os próximos passos do Banco Central em relação a política monetária e pode surpreender após o IPCA-15 mostrar variação levemente abaixo do esperado, mesmo que as projeções ainda sejam de alta.

Além disso, já nesta segunda (5) será apresentado o Índice de Gerentes de Compras (PMI), enquanto na quarta saem os dados referentes ao desempenho do varejo em maio, que também serão importantes termômetros para a atividade econômica no segundo trimestre.

No radar corporativo, ocorre nesta semana o IPO da BBM Logística, que pode movimentar R$ 1,5 bilhão, com as ações estreando apenas no dia 12. Além disso, atenção para a Petrobras, que alterou cronograma de venda de sua fatia na Deten Química, enquanto a Novonor (antiga Odebrecht) estendeu a data para entrega de propostas pela Braskem (BRKM5) para dia 9, segundo o jornal Valor.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar ainda que na sexta-feira (9) será feriado e a bolsa brasileira ficará fechada, sendo importante, porém, o investidor ficar atento ao movimento dos ADRs das empresas brasileiras negociados em Nova York. Esse feriado não foi antecipado pela cidade de São Paulo e ocorrerá normalmente (veja mais aqui).

No exterior, a divulgação da ata da última reunião do Fomc será o principal destaque. “Diante das mudanças nas projeções feitas pelos membros do Fed no comunicado da decisão do último dia 16, os analistas buscarão na ata pistas sobre os próximos passos da política monetária americana”, afirma a equipe do Bradesco.

Por fim, na noite de quinta-feira (8) saem dados de inflação na China. O índice de preços ao consumidor (CPI) deve ficar estável, segundo projeções dos analistas consultados pela Refinitiv, ante queda de 0,2% no mês passado. Já os preços ao produtor (PPI), deve passar de 1,3% para 1,4% na comparação mensal, de acordo com as projeções.

Curso gratuito do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações. Inscreva-se agora.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.