O índice DAX 30 da Bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 1,70%, seguindo o desempenho das bolsas européias e do índice norte-americano Nasdaq. Ás 15h00 de Brasília, o Nasdaq Composite apresentava forte queda de 4,05%. Ontem, após o encerramento do pregão alemão, a fabricante norte-americana de equipamentos para informática Cisco divulgou resultados abaixo das expectativas do mercado, gerando uma desvalorização das empresas de tecnologia, suficiente para influenciar o desempenho do setor no resto do mundo.
Nesta terça-feira, a France Telecom diminuiu sua previsão do preço de oferta da sua subsidiária Orange, influenciando negativamente o setor de telecomunicações na Europa. As ações da Deutsche Telekom fecharam o pregão em queda de 3,99%. Outro destaque foi para a montadora DaimlerChrysler, que encerrou o pregão em baixa de 0,48%, após ter divulgado hoje que seu lucro operacional, durante o ano 2000, apresentou queda de 49%, em relação ao ano anterior.
Além destas, caíram as ações das empresas de tecnologia, como: a fabricante de semicondutores Infineon (-5,20%), a empresa de software de gestão SAP (-5,07%) e a Siemens (-3,24%), também fecharam em queda a Preussag (-3,24%) e a Thyssen Krupp (-1,64%). A farmacêutica Schering fechou em queda de 2,19%, apesar de ter anunciado os resultados do quarto trimestre acima do esperado pelo mercado. Analistas atribuíram a queda dos papéis da farmacêutica ao aumento da competição no mercado de esclerose múltipla.
Por outro lado, as únicas seis altas do dia ficaram com as ações da varejista Karstadt (+2,30%), do conglomerado de energia elétrica RWE (+1,22%), das montadoras Volkswagen (+0,81%) e BMW (+0,08%), da empresa química Degussa Huels (+0,32%) e da seguradora Allianz (+0,08%).