Publicidade
O acrônimo TACO, que significa “Trump Always Chickens Out”, ou “Trump Sempre Amarela”, em tradução livre para o português, e que irritou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando surgiu em maio, voltou em meio às ameaças do republicano de taxar vários países se não fecharem novo acordo comercial com os EUA.
Raphael Figueredo, o Rafi, estrategista da XP, que comandou o programa Morning Call da XP, disse que o momento no mundo voltou a ser de observar as mensagens enviadas por Trump sobre tarifas de importação, com foco atualmente na Ásia e África do Sul.
Leia mais: Trump impõe novas tarifas a 14 países a partir de 1º de agosto; veja quais
Aproveite a alta da Bolsa!
“Mas o presidente do Estados Unidos diz estar aberto às negociações e, portanto, o mercado vai na linha do apelido de TACO”, disse. “E o mercado com isso vai amenizando a situação”, complementou.
Rafi disse que o dólar, com essas questões de mais incerteza, deveria subir, mas ele tem seguido praticamente estável.
“O fiel da balança é o dólar, que não quer subir nem cair. É ele que vai dosar um pouco esse termômetro de apetite ou não ao risco”, comentou.
Continua depois da publicidade
Negociações dos EUA com países desenvolvidos são também sinais importantes. “Eles podem servir de proxy de acordo comercial e trazer um alívio para o mercado. O mercado está se ancorando nisso”, avaliou.
Leia também: China alerta Trump sobre tarifas e ameaça retaliação a acordos sobre cadeia de oferta
A União Europeia, por exemplo, segundo Rafi, está buscando concluir um acordo preliminar com os Estados Unidos ainda essa semana, que lhe permitiria fixar uma tarifa de 10% a partir de 1° de agosto.
O estrategista disse ainda que o mercado tem caminhado em duas direções. Um seria de que que os Estados Unidos não entrariam em recessão, com pessoas físicas seguindo seus investimentos e comprando ativos de renda variável.
E tem outro mercado preocupado com a questão fiscal americana, de acordo com a Rafi, o que influencia aplicações em renda fixa e nas Treasures (Tesouro americano).