Publicidade
SÃO PAULO – A TAM enviou o seguinte comunicado ao mercado:
Sao Paulo, 30 de agosto de 2011 – Revisamos o nosso plano da frota a partir de
2012, com o objetivo de aumentar nossaa rentabilidade e otimizar as operacoes.
Assim, encerraremos o proximo ano com 159 aeronaves, e nao mais com as 163
previstas no plano de frota anterior.
Mercado domestico
Estimamos para 2012 um crescimento de demanda menor do que o previsto para este
ano – entre 15% e 18%, conforme o guidance para 2011 -, em virtude das
incertezas que cercam a economia mundial. “Confiamos no crescimento do Brasil e
do mercado de aviacao no proximo ano, mas entendemos que um ajuste em nosso
plano de frota e necessario para assegurar a rentabilidade do negocio, num
contexto de maior racionalidade do mercado”, afirma Libano Barroso, presidente
da TAM Linhas Aereas.
Não perca a oportunidade!
Para alcancar esse objetivo, intensificaremos nossas acoes de controle de custos
e aumento de receitas. Entre as medidas adotadas, a nossa frota narrow body
(aeronaves com apenas um corredor de circulacao) nao sera aumentada em quatro
unidades no proximo ano, como originalmente previsto.
Em 2012, receberemos 13 novos avioes da familia Airbus A320 e devolveremos 13
atualmente em operacao. Nao optaremos pela renovacao de quatro leasings de
aeronaves, modificando o plano original de receber 13 equipamentos novos e
devolver nove. Ou seja, nao havera crescimento liquido da frota.
“Em nossa conferencia com analistas, apos o anuncio dos resultados do segundo
trimestre, no inicio de agosto, comentamos que tinhamos flexibilidade para
reduzir a frota de avioes em 2012, caso fosse necessario”, lembra Libano
Barroso. “Mesmo com essa revisao, vamos renovar 10% da frota domestica, mantendo
a baixa idade media das aeronaves. Alem do beneficio claro de qualidade de
servico para nossos clientes, que contam com uma das frotas mais jovens do
mundo, isso contribuira para diminuir custos de manutencao e o
consumo de combustivel.”
Continua depois da publicidade
Mesmo com as medidas adotadas, gracas aos ganhos de eficiencia ja conseguidos
pela alta utilizacao das aeronaves, a oferta de assentos da companhia (ASK)
crescera 4% em 2012 na comparacao com 2011.
Mercado internacional
Nao estao previstas alteracoes no plano para a frota de aeronaves wide body (com
dois corredores, usados para voos de longa duracao). Porem, visando a aumentar a
eficiencia das operacoes, trocaremos as aeronaves Airbus A340 que operam a rota
Sao Paulo/Guarulhos-Milao por Airbus A330, no mes de outubro, em data a ser
anunciada. Essas aeronaves, com maior eficiencia energetica por voarem com dois
motores – os A340 tem quatro motores -, propiciarao um ganho de mais de 20% nos
custos com combustiveis por assento disponivel na rota Sao Paulo-Milao.
Atualmente, os gastos com combustiveis representam cerca de 35% do total dos
nossos custos.
Para que essa troca de equipamentos seja possivel, promoveremos um ajuste na
malha aerea internacional, envolvendo os voos a partir do Rio de Janeiro/Galeao
para Frankfurt e Londres. As atuais sete partidas semanais para Frankfurt serao
reduzidas para quatro, e as seis decolagens semanais para Londres retornarao a
tres.
Com o conjunto de acoes, incluindo o novo voo para o Mexico – com inicio em
outubro -, a frequencia adicional de Sao Paulo/Guarulhos para Orlando e a
substituicao do A340 pelo A330, entre outras, estimamos ganhos aproximados de
US$ 50 milhoes por ano, ja descontando os valores pagos pelos leasings das
aeronaves que deixarao de ser operadas.
“A demanda por voos internacionais continuara aquecida em 2012, e nossa oferta
segue adequada a procura. Este ajuste da malha internacional tem apenas o
objetivo de otimizar operacoes, reduzindo custos e atendendo os clientes da rota
Sao Paulo-Milao com outras aeronaves, sem reduzir a qualidade dos servicos”,
explica Libano Barroso.
Sobre a TAM: (www.tam.com.br)
Operamos voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na America do Sul, Estados
Unidos e Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras,
chegamos a 92 aeroportos brasileiros e 92 destinos internacionais. Nossa
participacao no mercado domestico foi de 40,9% no mes de julho, alem disso,
detemos a lideranca entre as companhias brasileiras que operam rotas para o
exterior, com 88,0% de market share nesse mercado. Com a maior frota de avioes
de passageiros do pais (153 aeronaves operacionais), atendemos nossos clientes
com Espirito de Servir e buscamos tornar as viagens de aviao cada vez mais
acessiveis ao conjunto da populacao. Somos a companhia aerea brasileira pioneira
no lancamento de um programa de fidelizacao; o TAM Fidelidade ja distribuiu 15
milhoes de
bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui
hoje 8,6 milhoes de associados. Membro da Star Alliance – a maior alianca de
companhias aereas do mundo – desde maio de 2010, integramos uma rede que abrange
1.185 destinos em 185 paises.
Continua depois da publicidade
Nota: a integra do comunicado com informacoes adicionais encontra-se a
disposicao no site da BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br), em Empresas
Listadas/ Informacoes Relevantes.