Swaps de crédito vão cobrir prejuízos de 1,9 bilhão de euros na dívida grega

Valor foi fixado em leilão realizado nesta data; operação vem após troca de dívida ser classificada como evento de crédito

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – Os contratos que cobrem o risco de inadimplência da dívida grega, conhecidos como CDSs (Credit Default Swaps), vão pagar € 1,9 bilhão aos investidores que entregarem os bônus envolvidos no processo de reestruturação.

Conforme agências internacionais, o leilão realizado nesta segunda-feira (19), para definir o pagamento aos detentores de CDSs, fixou o preço dos títulos gregos em 21,5 centavos de euro.

O montante da dívida pública coberta pelos CDSs é de € 3,2 bilhões e uma vez que os títulos públicos valem 21,75% do valor nominal, os CDSs cobrem prejuízos de 71,85 centavos para cada dólar de dívida coberto pelos contratos.

Continua depois da publicidade

O leilão segue a avaliação da ISDA (Associação Internacional de Swaps e Derivativos, na sigla em inglês) que decidiu classificar, no último dia 9, a troca de dívida grega como um “evento de crédito”, decretando oficialmente o default do país. Dessa forma, esses contratos, que são uma espécie de seguro contra calote, foram acionados.