Superávit comercial em 2016 no Brasil deve ficar entre US$ 30 bi e US$ 35 bi, diz ministro

"Para o ano que vem, temos uma expectativa de que possamos ter um aumento na área de exportação. Esperamos ter algum ganho na área de manufaturados", disse o ministro

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O Brasil deve registrar superávit comercial entre 30 bilhões e 35 bilhões de dólares em 2016, muito acima do resultado previsto para este ano, que deve superar os 17 bilhões de dólares, disse nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

“Para o ano que vem, temos uma expectativa de que possamos ter um aumento na área de exportação. Esperamos ter algum ganho na área de manufaturados”, disse o ministro em entrevista a jornalistas.

O Ministério divulgou nesta terça-feira o resultado da balança comercial referente à terceira semana de dezembro, que mostrou superávit de 850 milhões de dólares e saldo positivo acumulado no ano de 16,66 bilhões de dólares, dado que levou o ministro a projetar que o superávit deste ano será superior a 17 bilhões de dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Temos a convicção que já em 2016 nós vamos colher resultados ainda mais expressivos… Não temos ainda o número definitivo, mas já estamos até esse momento com o saldo de superávit de 16,6 bilhões de dólares. O que significa que tudo aponta para que fechemos o ano com mais de 17 bilhões de dólares de superávit”, disse Monteiro.

Para o próximo ano, Monteiro acredita que o país tem condições de chegar ao saldo de 35 bilhões de dólares.

“Eu falei em algo como 30 bilhões e 35 bilhões (de dólares)… Tenho visto aí várias análises apontando que o saldo deve ser, no mínimo, de 30 bilhões de dólares no próximo ano. E tem analistas que apontam até um saldo maior, superior a 40 bilhões. Eu vou ficar nos 35 (bilhões de dólares), acho que é algo razoável”.