Publicidade
O dia da tão aguardada Super Quarta chegou. A sessão desta quarta-feira (28) marca a primeira Super Quarta do ano, com as divulgações das decisões sobre juros aqui no Brasil, pelo Banco Central, e lá nos EUA, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense). Mas o dia não se resume à isso, com divulgações do resultado da Dívida Pública na agenda doméstica e discurso do presidente dos EUA, Donald Trump.
As expectativas aqui no Brasil seguem mornas, com a maioria dos analistas aguardando a manutenção da Selic em 15%, mas atentos ao comunicado em busca de indicações sobre o início do corte dos juros.
Nos Estados Unidos, a decisão será tomada em meio a pressão política do presidente Donald Trump, que exige corte de juros robustos. O consenso do mercado é que o Fed deverá manter a taxa no patamar atual, de 3,5% e 3,75%, mas os investidores estarão atentos a indícios de mudanças na política monetária a longo prazo. A ferramenta FedWatch do CME Group aponta 97% de probabilidade disso acontecer. Para o Banf of America (BofA), o Fomc está “firmly on hold”, ou seja, firmemente em modo de espera até que o balanço de riscos mude.
Aproveite a alta da Bolsa!

Futuros de Nova York sobem antes da decisão de juros do Fed e balanços das big techs
Meta, Microsoft e Tesla devem divulgar seus resultados após o fechamento do mercado

Ibovespa renova máximas, encosta nos 182 mil e caminha para melhor janeiro desde 2020
Apenas neste começo de ano, o principal índice da B3 já atingiu dez máximas históricas
O Tesouro Nacional divulga hoje, o Relatório Mensal da Dívida (RMD) de dezembro de 2025, o Relatório Anual da Dívida (RAD) de 2025 e o Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026. Os materiais serão publicados às 14h30 nos grupos Comunidade MF e Setoristas.
Nos EUA, às 11h, Trump participa da cúpula “Trump Accounts”, promovida pelo Departamento do Tesouro. Os investidores também se preparam para uma série de resultados, com destaque para as big techs, como Microsoft, Meta e Tesla.
O Ibovespa fechou a sessão da terça-feira (27) aos 181.919 pontos, renovando seu recorde nominal histórico, em meio a continuidade de fluxos de investidores estrangeiros para a bolsa e após dados do IPCA-15 mostrarem uma desaceleração da alta de preços em janeiro. Na máxima do dia, o índice foi a 183.360 pontos.
Continua depois da publicidade
O que vai mexer com o mercado nesta quarta
Agenda
Às 8h10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da fotografia oficial dos chefes de Estado e de governo no Fórum Econômico Internacional da América Latina, no Centro de Convenções do Panamá. Em seguida, às 8h30, ele estará na sessão inaugural do evento, no mesmo local. Ao meio-dia, Lula acompanha a visita dos líderes à Eclusa de Cocolí.
Às 13h20, o presidente se reúne com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no Palácio Presidencial. Logo depois, às 14h, participa da cerimônia de condecoração com a Ordem de Manuel Amador Guerrero. Às 14h10, ocorre a assinatura de atos, seguida, às 14h20, de uma declaração à imprensa, também no Palácio Presidencial. A agenda se encerra às 14h40, com almoço oferecido pelo presidente panamenho aos chefes de Estado e de governo.
Brasil
08:00 – Indicador: Sondagem da Indústria
14:30 – Indicador: Fluxo Cambial Semanal
18:30 – BC decide taxa de juros
Estados Unidos
10:30 – Balança Comercial
12:30 – Estoques de petróleo bruto
16:00 – Decisão de taxa de juros
16:30 – Entrevista de Jerome Powell
Continua depois da publicidade
INTERNACIONAL
Israel assume culpa
As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram nesta terça-feira 27, que atacaram uma estrutura onde operavam terroristas do Hezbollah nas regiões de Tiro e Nabatieh, no sul do Líbano. Segundo o exército israelense, o local estava sendo restaurado após ataques anteriores por parte de Israel.
“A atividade realizada pelos terroristas para restaurar o local constitui uma violação dos entendimentos de cessar-fogo entre Israel e o Líbano”, afirmou a IDF em mensagem no X.
ICE nas Olimpíadas
Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) vão ajudar na segurança das delegações norte-americanas nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, disse uma fonte da embaixada dos EUA nesta terça-feira, medida que provocou forte reação de políticos italianos.
Continua depois da publicidade
Os agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira foram duramente criticados nos Estados Unidos por sua aplicação da repressão à imigração do governo do presidente Donald Trump após dois cidadãos norte-americanos serem mortos a tiros neste mês em incidentes separados no Estado de Minnesota.
Risco-país
O risco-país da Argentina foi abaixo dos 500 pontos-base nesta terça-feira, atingindo uma mínima de quase oito anos, em um patamar no qual o governo poderia analisar o retorno aos mercados internacionais de crédito.
A compra diária de dólares por parte do Banco Central da República Argentina (BCRA), a alta na paridade dos títulos soberanos do país e a firmeza política do presidente libertário Javier Milei se conjugaram a favor dos mercados financeiros, afirmaram analistas.
Continua depois da publicidade
O referencial de risco estava em 499 pontos-base por volta das 14h no horário de Brasília, ante os 510 pontos-base da véspera, rompendo uma firme resistência de 550 pontos registrada em jornadas anteriores, com uma tendência rumo aos 450 pontos-base — patamar semelhante ao apresentado pelo Equador.
BRASIL
Lewandowski em quarentena
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República autorizou na última segunda-feira, 26, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski a atuar como advogado sem precisar cumprir a quarentena de seis meses exigida por lei após deixar o cargo.
A decisão do colegiado mantém, no entanto, a quarentena para a atuação em casos relacionados a secretarias e instituições vinculadas ao Ministério da Justiça, como é o caso da Polícia Federal (PF). Lewandowski fica impedido, portanto, de atuar em processos como o do Banco Master, que é alvo de investigação da PF.
Continua depois da publicidade
Mercosul-UE
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira 27, que houve um “percalço” na tramitação do acordo entre Mercosul e a União Europeia, mas que o governo brasileiro vai “acelerar” para superar a sua parte das barreiras que impedem que o tratado entre em vigor.
Na semana passada, o Parlamento Europeu solicitou ao Tribunal de Justiça da União Europeia um parecer jurídico sobre a conformidade do acordo Mercosul-UE com os tratados do bloco, paralisando a implementação do pacto.
CORPORATIVO
Vale (VALE3)
A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre de 2025 (4T25) nesta terça-feira (27), superando os guidances (projeções) de produção estabelecidos pela empresa no início do ano.
No ano de 2025, a produção de minério de ferro totalizou 336,1 milhões de toneladas, aumento de 2,6% na comparação com 2024 e superando levemente a projeção da companhia no ano de 335 milhões de toneladas.
Já no 4T25, a produção totalizou 90,4 Mt (milhões de toneladas), 6% (ou 5,1 Mt) maior na base de comparação anual, devido ao sólido desempenho de Brucutu e pelo contínuo ramp-up dos projetos Capanema e VGR1. Na comparação com o trimestre anterior, houve recuo de 4,2% na produção.
Embraer (EMBJ3)
A Embraer anunciou nesta terça-feira que sua carteira de pedidos firmes no final de 2025 atingiu o recorde de US$31,6 bilhões, com uma expansão de 20% no quarto trimestre sobre o mesmo período de 2024.
A companhia afirmou em comunicado ao mercado que a carteira de encomendas da aviação comercial, a mais rentável da companhia, somou US$14,5 bilhões, uma expansão de 42% sobre o quarto trimestre do ano anterior, mas uma queda de 5% ante o terceiro trimestre do ano passado.
(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)