Suas ações perderam valor? MorningStar traz estratégias em ambiente de incertezas

Foco em diversificação, em investimentos de longo prazo e na eficácia histórica são sublinhados por matéria

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os investidores assistiram uma queda significativa no valor das suas carteiras. O ano passado foi um dos piores momentos para o mercado acionário global; basta olhar para os Estados Unidos especificamente, em que o período é o pior para os mercados desde a década de 1870. Apesar desta triste realidade, há sinais de esperança.

Mas, a grande dúvida que surge neste cenário é: como agir em um ambiente ainda tão incerto? Em matéria da última terça-feira (19), a MorningStar traçou sugestões para ajudar os investidores a darem os passos necessários para fazer com que seus investimentos recuperem a rentabilidade.

Diversificação

Em primeiro lugar, historicamente, quando os mercados acionários apresentam tímida retomada após um longo período de tempo, em algum momento, eles recuperam-se. No curto prazo, os analistas não se arriscam a pontuar quando as coisas vão melhorar, mas, no longo prazo, mostram confiança de que os investimentos em ações serão recompensados.

Aprenda a investir na bolsa

Em segundo, os investidores precisam de diversificação. Infelizmente, muitos ativos tiveram performances similares e caíram em conjunto na recessão, segundo análise. Apesar dessa forte correlação, a diversificação pode ser uma boa estratégia no longo prazo, já que os benefícios e princípios básicos por traz desta não mudaram.

Eficácia histórica

Terceiro, os investidores devem buscar estratégias que se provaram eficazes no mercado em diversos tipos de ambientes. A MorningStar cita a estratégia de “quality growth” como boa opção neste momento.

“Temos investimentos significativos nas carteiras que gerimos e, como investidores em geral, assistimos o valor de nossos investimentos caírem neste ambiente”, alertou o estrategista Claus Olsson. Contudo, Olsson continua salientando a importância do foco voltado para o longo prazo.

Teste aos investidores

O ambiente desafiador está testando todos os investidores, mas aqueles com foco em diversificação e estratégias de longo prazo podem obter sucesso se utilizarem métodos historicamente comprovados, ressalta a matéria.

Sentimentos amplos de cautela e pessimismo estão começando a levar muitas ações a preços que, muitas vezes, são menores do que deveriam. Isto ajuda a construir uma lista das mais interessantes oportunidades de investimento. Dado o medo generalizado, ações de empresas de alta qualidade estão sendo vendidas com desconto.

PUBLICIDADE