STJ mantém pena de multa e prisão a ex-diretor no caso de insider Sadia/Perdigão

STJ concluiu o julgamento do recurso da ação penal do caso Sadia/Perdigão - o primeiro caso de insider trading julgado no Brasil no âmbito da parceria da CVM com o MPF

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concluiu o julgamento do Recurso Especial da ação penal do caso Sadia/Perdigão – o primeiro caso de insider trading (uso de informação privilegiada) julgado no Brasil, no âmbito da parceria da CVM com o Ministério Público Federal.

Com isso, foram confirmadas as as penas de prisão e de multa no valor de aproximadamente R$ 350 mil do ex-diretor de Relações com Investidores da Sadia Luiz Gonzaga Murat Jr, aplicadas pelo Tribunal Federal da 3ª Região.

A CVM funciona, desde o início do processo, como assistente de acusaçãoe atuou na obtenção do acórdão proferido pelo TRF da 3ª Região em relação ao caso. O julgamento do RESP teve início na sessão de 2 de fevereiro. Na ocasião, a Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à CVM (PFE/CVM), Julya Sotto Mayor Wellisch, proferiu sustentação oral.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, foram acolhidos todos os argumentos da CVM, entre os quais: o de que o crime de insider é de natureza formal e de perigo abstrato e, portanto, independe de resultado e que, ainda que se trate de operação societária não concluída, a informação pode ser considerada relevante, mesmo na fase inicial de tratativas, e desde que ela seja capaz de influir na decisão de investimento. Além disso, a conduta do DRI, que se utilizou de informação relevante privilegiada, apresenta alto grau de reprovabilidade.

Na sessão do dia 2, o Ministro Félix Fischer pediu vista e, ontem, por unanimidade, os Ministros da 5ª Turma do STJ acompanharam o voto do Relator, Ministro Gurgel de Faria.

Leia também:

Continua depois da publicidade

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.