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SÃO PAULO – Todas as biografias de Steve Jobs concordam com uma coisa: o empreendedor e inovador é conhecido por ser uma pessoa exageradamente perfeccionista. Isso fez com que muito dos produtos da Apple fossem perfeito em todos os pequenos detalhes.
Poucos anos depois de sua morte, algumas coisas mudaram e a Apple acaba de lançar um produto que, certamente, Steve Jobs teria odiado: o Apple Watch. Descrito como “imperfeito”, “ruim”, “atrapalhado” pela mídia especializada, o relógio inteligente parece ser um “produto em testes”, coisas que Jobs dizia odiar.
Jobs constantemente reclamava de questões como o tamanho dos botões, a facilidade de uso, a utilidade do processo. E queria que seus produtos não tivessem uma falha sequer, coisa que o Apple Watch está cheio – os aplicativos são lentos, a bateria dura pouco tempo e tem até gente falando que não consegue usá-lo com uma única mão.
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Ao retomar o controle da Apple em 1997, Jobs eliminou produtos que não gostava e aplicou sua filosofia de trabalho. Foi essa eficiência e paixão que fez a Apple tomar o posto de maior empresa do mundo. Jobs, próximo, da morte, nomeou Tim Cook como seu sucessor e lhe deu um conselho simples: “não pense no que eu faria. Pense no que você fará”.
E é exatamente isso que Cook está fazendo tomando várias decisões que Jobs não teria tomado. Além do lançamento “apressado” do Apple Watch (antes que o produto estivesse perfeito), Cooks também expandiu o “departamento” de fusões e aquisões. Na época de Jobs (averso a comprar empresas) trabalhava apenas uma pessoa, hoje várias.
Com Cook, a Apple comprou diversas empresas, incluindo aquisições grandes – como a Beats, que custou US$ 3 bilhões. E resolveu continuar a “capacidade” de inovação da empresa, com a criação do seu próprio carro. Mas também seguiu o último projeto pensado por Jobs, que é a constante melhoria do Apple TV para “quebrar a indústria da TV a cabo”.
O novo mandachuva da Apple também tomou algumas decisões que Jobs teria questionado: lançou um iPad menor do que Jobs gostaria ter lançado e embarcou na decisão de fazer os iPhones crescerem, com o iPhone 6 sendo tão grande quanto os aparelhos da Samsung que Jobs chamou de “trambolhos”. Até o produto que Jobs mais odiava, a caneta Stylus, pode estar de volta em breve.
A Apple, porém, teve grande sucesso com os produtos novos, como o iPad mini e o iPhone 6, os produtos da empresa que melhor venderam em seus segmentos na história e o crescimento. Isso mostra que nem sempre seguir o antigo chefe é o correto. Resta ver se o Apple Watch será bem aceito no mercado.