Startup cofundada por brasileiro cria iniciativa global para melhorar Bitcoin

Organização NBD pretende oferecer suporte para que desenvolvedores criem novas soluções compatíveis com a criptomoeda

CoinDesk

André Neves, cofundador da Zebedee, em palestra na TABConf 2022 em Atlanta, Georgia, EUA (George Kaloudis/CoinDesk)

Publicidade

A startup de jogos e pagamentos Zebedee, cofundada pelo desenvolvedor brasileiro André Neves, anunciou nesta sexta-feira (14) o lançamento de sua organização sem fins lucrativos “No Big Deal” (NBD), focada na promoção e no desenvolvimento do código aberto do Bitcoin (BTC).

A NBD sai do forno já com vários projetos no ar, que lidam com “canais hospedados” (hosted channels) na Lightning Network, uma rede secundária que ajuda a tornar as transações de Bitcoin mais rápidas e baratas. Já os canais hospedados são conexões de rede que não exigem que os usuários desembolsem BTC antes de fazer transações na Lightning.

A iniciativa NBD permitirá que outros desenvolvedores de Bitcoin construam seu próprio software, dispensando assim serviços de terceiros com fins lucrativos, como a própria Zebedee.

Continua depois da publicidade

“A NBD não vende nada, não oferece serviços, não dá suporte a produtos. Ela apenas escreve código e dá para o mundo fazer o que quiser”, disse André Neves, cofundador e diretor de tecnologia da Zebedee, em um comunicado à imprensa.

Primeira leva de projetos

Os primeiros quatro projetos da NBD lidam com os tais canais hospedados da rede Lightning. Com o tempo, os esforços de desenvolvimento de código aberto da organização pretendem se estender para outros aspectos do Bitcoin.

Por ora, os quatro projetos iniciais da NBD são:

Continua depois da publicidade

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil