Standard & Poor’s reafirma ratings do Paraná Banco, com perspectiva estável

Agência leva em conta desafios do banco para aumentar sua escala e manter níveis adequados de qualidade de ativos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Standard & Poor´s divulgou nesta quinta-feira (21), que irá manter os ratings de crédito de longo e curto prazo do Paraná Banco (PRBC4) em “B+/B” na escala global, e em “brBBB+” na escala nacional, com perspectiva estável. A agência levou em conta principalmente os desafios do banco para aumentar sua escala e manter níveis adequados de qualidade de ativos, destacando “seus bons indicadores de qualidade dos ativos e a sólida capitalização”.

A agência vê o crescimento da base de depósitos como ponto positivo, mas ressalta que ainda permanece o desafio de diversificar o funding. Graças à oferta pública de ações que o banco realizou em 2007, a companhia ficou com capital adicional para suportar o crescimento futuro e depende menos dos recursos do grupo, destacou a S&P.

Com relação à qualidade dos ativos, a agência acredita que seja adequada, e somando-se ao índice de créditos líquidos baixados, que tem se mantido baixo, ressalta que são indicadores importantíssimos para o banco, tendo um peso grande no rating.

Perspectiva

Aprenda a investir na bolsa

Por fim, a agência destaca que sua perspectiva estável deve-se à expectativa de que o banco será capaz de preservar suas principais competências no médio prazo, mesmo diante de condições operacionais mais desfavoráveis e de elevação nos índices de inadimplência.

“Dadas a capitalização confortável do banco e a estratégia moderada, consideramos uma tendência negativa como menos provável, a não ser que os indicadores de rentabilidade e de qualidade dos ativos deteriorem-se profundamente”, concluiu.