S&P: perspectivas econômicas adiam retomada de bancos na Europa

Recuperação do setor dependerá da normalização da crise da dívida e da prevenção de um 'double dip' das grandes economias da região

Publicidade

SÃO PAULO – A recuperação do sistema financeiro europeu está sendo adiada pela deterioração das perspectivas de crescimento econômico na Zona Euro e pelas crescentes dificuldades nos mercados de financiamento, afirma relatório da Standard & Poor’s, citado por agências internacionais.

“Acreditamos que a futura retomada da indústria dependerá da normalização da crise da dívida soberana, da recuperação da confiança nos mercados de financiamento bancário e da capacidade de se evitar um ‘double dip’ das grandes economias europeias”, disse o analista de crédito da agência, Scott Bugie.

Para a S&P, as estimativas para os bancos europeus são fracas para este ano e o próximo, apesar da melhora dos perfis financeiros da maioria dos grupos bancários após o choque da crise financeira.

Continua depois da publicidade

“Nossas perspectivas para os ratings de metade dos 50 maiores grupos bancários europeus são negativas. A diferença entre a qualidade de crédito das entidades mais solventes e menos solventes aumentou”, destacou a agência, por meio de comunicado.