S&P 500 avança e registra 5ª sessão em alta; Alphabet pressiona Nasdaq

Dados mais recentes sobre a inflação reforçaram apostas de que o Federal Reserve começará a cortar a taxas de juro no próximo mês

Reuters

Publicidade

O índice S&P 500 fechou em alta nesta quarta-feira, ampliando sua sequência de ganhos para cinco sessões, conforme dados mais recentes sobre a inflação nos Estados Unidos tranquilizaram investidores que apostam que o Federal Reserve começará a cortar a taxa de juro no próximo mês.

O índice de tecnologia Nasdaq também registrou sua quinta alta diária consecutiva, embora mal tenha entrado no território positivo, pressionado pela Alphabet e algumas ações de megacaps de tecnologia.

Os movimentos foram, de modo geral, moderados, com muitos investidores ausentes por conta das férias de agosto, e não houve novos estímulos para os negócios, o que contribuiu para um quadro geral de apatia entre os índices de referência.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Os últimos dados de preços ao consumidor dos EUA, divulgados nesta quarta-feira, reforçaram expectativas de que o Fed começará a cortar a taxa de juros em setembro.

Os preços ao consumidor dos EUA subiram moderadamente em julho, e o aumento anual da inflação desacelerou para menos de 3% pela primeira vez desde o início de 2021. Um dia antes, dados de preços ao produtor mais suaves do que o esperado indicaram que a inflação continuou a se moderar, embora ainda não tenha chegado à meta de 2% do banco central dos EUA.

Os mercados monetários agora veem uma chance de 55% de um corte de 25 pontos-base na taxa básica na reunião do Fed de 17 a 18 de setembro, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Antes dos dados, operadores estavam quase igualmente divididos entre um corte de 25 e 50 pontos-base.

Continua depois da publicidade

O S&P 500 avançou 0,38%, para 5.455,21. O índice de tecnologia Nasdaq teve variação positiva de 0,03%, para 17,192.60 pontos. O Dow Jones subiu 0,61%, para 40.008,39 pontos.

As ações da Alphabet, empresa controladora do Google, caíram 2,3% após uma reportagem afirmar que o Departamento de Justiça dos EUA está considerando opções que incluem o desmembramento do mecanismo de busca online.

Outras megacaps ficaram mistas: a Tesla caiu 3,1% e a Meta recuou 0,3%, enquanto a Microsoft teve queda de 0,7% e a Nvidia caiu 1,7%.