Mundo

Solução para crise grega fica mais próxima e anima mercados mundiais; euro cai

Os tempos de maior temor de que a Grécia saia da zona do euro ficam temporariamente para trás e investidores passam a apostar em acordo com credores

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As bolsas mundiais seguem em alta nesta terça-feira (23) com expectativas de que a Grécia chegue a um acordo com os seus credores internacionais apesar da cautela demonstrada pela Alemanha. O efeito colateral disso é que o euro recua com o temor de que uma resolução da crise grega abra caminho para que o Federal Reserve eleve os juros dos Estados Unidos antes do esperado. 

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reiterou nesta segunda-feira que seu governo está buscando um acordo com os credores que resolveria as necessidades de financiamento do país, dizendo que a bola está agora no campo dos credores europeus. “Estamos buscando uma solução abrangente e viável, que será seguida por um pacote de crescimento forte e que ao mesmo tempo torne a economia grega viável”, disse ele a repórteres.

Aprenda a investir na bolsa

No fim de semana a Grécia apresentou uma proposta de acordo que incluía mudanças sobre a incidência de tributos sobre alimentos e setor hoteleiro para aumentar as receitas fiscais e abolição de aposentadorias antecipadas, gerando uma economia de 200 milhões de euros. Também está previsto uma redução nas pensões complementares mais altas.

Entre os indicadores econômicos, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, subiu para 54,1 em junho, de 53,6 em maio, atingindo o maior patamar em 49 meses, segundo dados preliminares publicados hoje pela Markit Economics. O resultado superou a previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que era de estabilidade do indicador a 53,6. Leituras acima de 50,0 indicam expansão da atividade.

Ásia
Os mercados acionários asiáticos fecharam em alta nesta terça-feira depois que as últimas propostas orçamentárias da Grécia aumentaram as esperanças de que o país conseguirá afastar o default da dívida e alcançar um acordo com credores nesta semana.

“O fato de que parece que algo vai acontecer para a Grécia está realmente melhorando o humor do mercado”, disse a economista de mercados sênior do Sumitomo Mitsui Trust Bank Ayako Sera. “Mas estes movimentos para cima não estão baseados em fundamentos”, ponderou.

(Com Reuters)

PUBLICIDADE