Problemas

Solana explica pane que tirou rede do ar e fez criptomoeda cair mais de 10%

Validadores reiniciaram a rede após quatro horas ao desabilitar as chamadas “transações duráveis de nonce”, que afetaram algumas exchanges

Por  CoinDesk -

Ontem (1), a Solana ficou fora do ar durante quatro horas por causa de um bug no processamento de um tipo específico de transação feita para usos de caso offline.

Austin Federa, diretor de comunicação da Solana Labs, informou à CoinDesk que validadores começaram a reiniciar a rede apenas depois de desabilitar as chamadas “transações duráveis de nonce”. Elas permanecerão desligadas até os desenvolvedores identificarem e consertarem o responsável por desequilibrar o mecanismo de consenso da Solana.

Segundo validadores, isso pode trazer consequências para qualquer administrador offline cujas transações façam parte dessa categoria, talvez bloqueando sua capacidade de mover fundos até que o bug seja consertado. A CoinDesk contactou exchanges para perguntá-las sobre suas transações na Solana.

Ontem, uma série de exchanges estavam relatando problemas com depósito e saque na Solana, como a Binance, Coinbase e Crypto.com.

O token nativo da blockchain, SOL, já estava sendo negociado em queda quando o sistema ficou fora do ar. Segundo o CoinMarketCap, a queda de 24 horas continuou e apresentava perdas de 13% às 21h30, chegando a US$ 39,98.

Nonces duráveis

Federa afirmou que, até recentemente, nonces duráveis representavam “uma porcentagem muito pequena” das transações na Solana. A popularidade dessa tecnologia tem aumentado entre as exchanges. Em criptografia, um nonce é um número aleatório usado para um motivo específico.

“Esse bug provavelmente existe há um tempo, mas nunca se tornou um problema porque não é algo que a maioria das pessoas usa”, afirmou Federa.

Nonces duráveis na Solana são feitos para detentores de tokens com configurações complexas de assinaturas offline que nem sempre conseguem preparar as transações com a rapidez da rede.

Por exemplo, um administrador que assina transações da Solana com dois computadores isolados pode não conseguir terminar seu trabalho em um único bloco. Nesse cenário, as transações na Solana não iriam funcionar. Nonces duráveis dão mais tempo ao detentor do token.

O que aconteceu ontem foi uma falha da capacidade da Solana para lidar com nonces duráveis. Segundo Federa, em vez de tratá-los como uma única transação, os validadores da rede contaram-nos duas vezes como uma única transação em dois blocos distintos. Essa situação impossível quebrou o mecanismo de consenso da blockchain.

No Twitter, Laine, da Stakewiz, operadora de validação da Solana, afirmou que o bug era “conhecido” e estava sendo consertado antes dos eventos da quarta-feira. “Ele não havia sido desencadeado dessa forma antes”, disse.

A rede começou a voltar lentamente na tarde de ontem, quando peças-chave da infraestrutura, como os nós de RPC, voltaram a funcionar.

Apesar disso, as quedas continuam e, no início da tarde desta quinta, a Solana tinha perdas de 9,6% em 24 horas, cotada a US$ 40,20.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe