Sob pior bimestre em 17 anos, Fiat Strada se mantém em 1° lugar entre os carros mais vendidos em fevereiro

A produção das montadoras continua comprometida pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos

Equipe InfoMoney

(Divulgação/Fiat)

Publicidade

Foram 255,8 mil veículos emplacados nos dois primeiros meses do ano, resultado 24,4% abaixo do mesmo período de 2021 e representa o pior primeiro bimestre em 17 anos, segundo dados da Fenabrave, associação das concessionárias, divulgados nesta quinta-feira (3).

A produção das montadoras continua comprometida pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, porém as vendas têm sido inferiores à limitada oferta de carros.

Fevereiro foi mais um mês fraco para as vendas de veículos. Entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, 129,3 mil unidades foram emplacadas no mês passado, 22,8% a menos do que no segundo mês de 2021.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar do resultado, o Fiat Strada ficou com o 1° lugar entre os mais vendidos, considerando automóveis e comerciais leves, com 7.314 unidades vendidas em fevereiro.

Outra novidade é a chegada do Chevrolet Onix no top 3 ficando com o 2° lugar do pódio, foram 6.541 unidades emplacadas.

Importanente ressaltar que o resultado geral de vendas de fevereiro apresentou uma leve alta de 2,2% em relação a janeiro, mas ainda assim reforça os sinais de fragilidade de demanda em meio à combinação de menor disponibilidade de renda dos consumidores com aumento no custo de aquisição dos veículos, tanto nas tabelas de preços das revendas quanto nos financiamentos dos bancos.

Continua depois da publicidade

(Divulgação/Fiat) Fiat Strada 2020

Ranking dos 10 carros mais vendidos

Diante do cenário ainda turbulento, com falta de peças e produção em ritmo mais lento que o normal, a Fiat Strada manteve seu primeiro lugar no pódio – vendendo 9% a mais do que o observado em janeiro.

Chevrolet Onix subiu para a segunda colocação, seguido pelo Hyundai HB20 – que caiu uma posição em relação ao mês anterior. Os SUVs Volkswagen T-Cross e Jeep Compass completam o top 5 com mais de 4.900 unidades vendidas cada.

Confira o top 10: 

Marca/Modelo Unidades emplacadas em fevereiro
1. Fiat Strada 7.314
2. Chevrolet Onix 6.541
3. Hyundai HB20 6.161
4. Volkswagen T-Cross 5.118
5. Jeep Compass 4.503
6. Chevrolet Onix Plus 4.489
7. Fiat Argo 4.321
8. Renault Kwid 4.262
9. Hyundai Creta 4.163
10. Fiat Mobi 4.162

Destaque para Fiat

A liderança entre as fabricantes neste ano segue com a Fiat, marca de 21% do total vendido entre janeiro e fevereiro, seguida por General Motors (12,9%), Hyundai (11%) e Volkswagen (10,4%).

Vale lembrar que a Fiat foi elogiada por especialistas do setor automotivo sobre a condução da produção e entrega de veículos, considerada organizada e fazendo seu cliente esperar menos tempo que as principais concorrentes para ter os carros em mãos.

Corte no IPI

O corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovido pelo governo na semana passada – de 18,5% no caso dos automóveis – pode ajudar a tirar o setor do estado de letargia, ainda que seus efeitos possam ser atenuados por uma aguardada puxada da inflação global com a guerra na Ucrânia.

Estimativas de consultorias como Bright Consulting e Jato Dynamics apontam para vendas adicionais na faixa de 100 mil a 200 mil veículos durante o ano em razão do imposto mais baixo. Segundo a Bright, a redução do IPI permitirá ao mercado praticar descontos entre 1,7% e 1,8%, na média, nos preços dos carros.

*Com Estadão Conteúdo