Dados da Fenabrave

Sob pior bimestre em 17 anos, Fiat Strada se mantém em 1° lugar entre os carros mais vendidos em fevereiro

A produção das montadoras continua comprometida pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos

Por  Equipe InfoMoney -

Foram 255,8 mil veículos emplacados nos dois primeiros meses do ano, resultado 24,4% abaixo do mesmo período de 2021 e representa o pior primeiro bimestre em 17 anos, segundo dados da Fenabrave, associação das concessionárias, divulgados nesta quinta-feira (3).

A produção das montadoras continua comprometida pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, porém as vendas têm sido inferiores à limitada oferta de carros.

Fevereiro foi mais um mês fraco para as vendas de veículos. Entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, 129,3 mil unidades foram emplacadas no mês passado, 22,8% a menos do que no segundo mês de 2021.

Apesar do resultado, o Fiat Strada ficou com o 1° lugar entre os mais vendidos, considerando automóveis e comerciais leves, com 7.314 unidades vendidas em fevereiro.

Outra novidade é a chegada do Chevrolet Onix no top 3 ficando com o 2° lugar do pódio, foram 6.541 unidades emplacadas.

Importanente ressaltar que o resultado geral de vendas de fevereiro apresentou uma leve alta de 2,2% em relação a janeiro, mas ainda assim reforça os sinais de fragilidade de demanda em meio à combinação de menor disponibilidade de renda dos consumidores com aumento no custo de aquisição dos veículos, tanto nas tabelas de preços das revendas quanto nos financiamentos dos bancos.

(Divulgação/Fiat) Fiat Strada 2020

Ranking dos 10 carros mais vendidos

Diante do cenário ainda turbulento, com falta de peças e produção em ritmo mais lento que o normal, a Fiat Strada manteve seu primeiro lugar no pódio – vendendo 9% a mais do que o observado em janeiro.

Chevrolet Onix subiu para a segunda colocação, seguido pelo Hyundai HB20 – que caiu uma posição em relação ao mês anterior. Os SUVs Volkswagen T-Cross e Jeep Compass completam o top 5 com mais de 4.900 unidades vendidas cada.

Confira o top 10: 

Marca/ModeloUnidades emplacadas em fevereiro
1. Fiat Strada7.314
2. Chevrolet Onix6.541
3. Hyundai HB206.161
4. Volkswagen T-Cross5.118
5. Jeep Compass4.503
6. Chevrolet Onix Plus4.489
7. Fiat Argo4.321
8. Renault Kwid4.262
9. Hyundai Creta4.163
10. Fiat Mobi4.162

Destaque para Fiat

A liderança entre as fabricantes neste ano segue com a Fiat, marca de 21% do total vendido entre janeiro e fevereiro, seguida por General Motors (12,9%), Hyundai (11%) e Volkswagen (10,4%).

Vale lembrar que a Fiat foi elogiada por especialistas do setor automotivo sobre a condução da produção e entrega de veículos, considerada organizada e fazendo seu cliente esperar menos tempo que as principais concorrentes para ter os carros em mãos.

Corte no IPI

O corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovido pelo governo na semana passada – de 18,5% no caso dos automóveis – pode ajudar a tirar o setor do estado de letargia, ainda que seus efeitos possam ser atenuados por uma aguardada puxada da inflação global com a guerra na Ucrânia.

Estimativas de consultorias como Bright Consulting e Jato Dynamics apontam para vendas adicionais na faixa de 100 mil a 200 mil veículos durante o ano em razão do imposto mais baixo. Segundo a Bright, a redução do IPI permitirá ao mercado praticar descontos entre 1,7% e 1,8%, na média, nos preços dos carros.

*Com Estadão Conteúdo 

Calcule os custos para ter um carro
Baixe uma planilha gratuita que compara os gastos de um automóvel com outras opções de mobilidade:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe