Sindicato dos petroleiros anuncia fim da greve na Petrobras

No comunicado, sindicalistas afirmaram que realizaram a greve “para denunciar as demissões em massa e o aumento da insegurança”

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou em comunicado no seu site que encerrou a greve na Petrobras (PETR3;PETR4). No comunicado, os sindicalistas afirmaram que realizaram a greve “para denunciar as demissões em massa e o aumento da insegurança”.

“Na contramão de outras petrolíferas, a empresa vem reduzindo drasticamente os seus efetivos. Nos últimos anos, 270 mil postos de trabalho próprios e terceirizados foram fechados”, afirmou a FUP.

Na véspera, lideranças dos petroleiros passaram o segundo dia de greve sob pressão, avaliando os prejuízos de manter a paralisação até o fim da semana.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No balanço pesou, principalmente, a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de bloquear as contas da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dos 13 sindicatos associados, que pode acabar com o caixa e o fôlego do movimento.

Os passos dos grevistas foram acompanhados de perto pelo governo, alerta a uma possível adesão dos caminhoneiros.

Os indicativos recebidos pelo Planalto, contudo, foram de que o movimento dos petroleiros estava contido e limitado.

Continua depois da publicidade

Apesar de a categoria ser considerada fundamental para garantir o abastecimento do País, os dados que chegaram foram de que eles estariam “sem gás” para prorrogar a paralisação, prevista para ser encerrada na sexta-feira, e que só atinge parte dos trabalhadores.