Política monetária

Sinalização do Federal Reserve dá novo impulso ao carry trade para mercados emergentes

Falando em Jackson Hole na quinta-feira, Jerome Powell revelou uma nova abordagem para definir a política monetária dos EUA

Aprenda a investir na bolsa

(Bloomberg) — O carry trade de mercados emergentes pode ter recebido um novo impulso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Um índice de retornos de empréstimos em moeda americana e investimentos em oito moedas de países em desenvolvimento, incluindo o peso mexicano, a rupia indiana e a indonésia, subiu 1,7% na sexta-feira, o maior salto em dois anos. Mesmo após esse aumento, o índice teve retorno apenas de 0,2% neste mês, ante um ganho de 2,9% para um indicador de bolsas de nações em desenvolvimento.

“Este último rali é realmente impulsionado por Powell”, disse Edwin Gutierrez, que supervisiona US $ 16 bilhões como chefe de dívida soberana de mercados emergentes na Aberdeen Standard Investments, em Londres.

Aprenda a investir na bolsa

“Antes, era evidente como o câmbio tinha atrasado a recuperação mais ampla dos ativos emergentes, considerando que estamos em um ambiente de fraqueza do dólar, o conjunto de commodities teve um bom desempenho, as importações emergentes entraram em colapso e as remessas se mantiveram melhor do que esperado.”

Falando em Jackson Hole na quinta-feira, Powell revelou uma nova abordagem para definir a política monetária dos EUA, permitindo que a inflação e o emprego aumentem, em uma mudança que provavelmente manterá as taxas de juros baixas nos próximos anos. O Fed buscará uma inflação média de 2% ao longo do tempo, um movimento que implica permitir que as pressões sobre os preços avancem após períodos de fraqueza.

O índice de carry trade de mercados emergentes está caminhando para um quarto ganho mensal, a maior sequência de altas desde 2017. O indicador ainda está em queda de 7,6% este ano, depois de ter sido atingido de janeiro a abril pela pandemia do coronavírus.

“O câmbio emergente deveria ter se saído melhor, então, até certo ponto, está tentando recuperar o atraso”, disse Gutierrez. As maiores posições de carry trade em seu portfólio estão em moedas como rupia indiana e a indonésia, rublo russo, peso mexicano e peso uruguaio, disse ele.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.