MERCADOS AGORA Acompanhe a cobertura dos mercados em tempo real no Telegram do InfoMoney

Acompanhe a cobertura dos mercados em tempo real no Telegram do InfoMoney

Produtores em atenção

Sinal de alerta no mercado de algodão: preços mudam de direção e seguem tendência de baixa

Em movimento inverso ao do ano passado, início do ano havia sido marcado por cotações em alta

arrow_forwardMais sobre

Após um início de ano de cotações ascendentes para o algodão na ICE Futures U.S., tendo como referência o contrato de dezembro/2017, os produtores do Mato Grosso vêm observando uma retração dos preços desde março, o que acendeu o alerta, diz análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Preços do algodão operam em queda desde março

Segundo o instituto, o movimento deste ano é distinto ao registrado em 2016, no qual os primeiros meses marcaram queda, enquanto os subsequentes, altas, que deixaram seu legado para 2017. Os preços deste ano seguem mais elevados na comparação com 2016, mas, desde o rompimento da faixa de ¢ US$ 79/lp, o ritmo das cotações seguiu em viés de baixa.

PUBLICIDADE

As estimativas apontam para uma boa safra da fibra no Brasil e nos Estados Unidos, fato que pressiona o mercado. No entanto, o cenário político instável no País e os especuladores receosos quanto às decisões das principais economias mundiais podem fortalecer o câmbio e balancear esta queda.

O Imea salienta que como ainda restam 34,5% da safra a ser negociada no MT, os produtores devem ficar atentos, a fim de observar melhores oportunidades de negócios.