Shell anuncia que abandonará operações de petróleo e gás da Rússia

Petrolífera britânica pediu desculpas por ter comprado carga de petróleo bruto russo na semana passada e prometeu destinar os lucros para a crise na Ucrânia

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Shell anunciou nesta terça-feira (8) planos de gradualmente abandonar operações de petróleo e gás natural na Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia.

A petrolífera britânica está de imediato interrompendo todas as compras à vista de petróleo bruto russo e não renovará mais contratos com o país. Em comunicado, disse também que fechará seus postos de serviços e encerrará as operações de combustíveis de aviação e lubrificantes na Rússia.

A empresa afirmou que vai alterar sua rede de fornecimento de petróleo para retirar os volumes russos do produto o mais rápido possível, mas ressaltou que essa iniciativa pode demorar semanas, a depender da localização física e disponibilidade de alternativas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Shell disse também que abandonar os produtos russos de forma gradual será um desafio complexo e que mudar essa parte do sistema energético exigirá esforços coordenados de governos, fornecedores de energia e clientes.

Além disso, a empresa se desculpou por ter comprado uma carga de petróleo bruto russo na semana passada e prometeu destinar os lucros dos volumes russos restantes que ainda processará para um fundo voltado para a crise na Ucrânia.