Tribunal russo ordena apreensão de US$ 439,5 milhões do JP Morgan no país

Na semana passada, o JP Morgan tinha anunciado um processo contra o banco russo VTB em Nova York para interromper seus esforços para recuperar contas bloqueadas por sanções

Equipe InfoMoney

Fachada do JP Morgan nos Estados Unidos
Fachada do JP Morgan nos Estados Unidos

Publicidade

Um tribunal russo ordenou a apreensão de fundos no JP Morgan Chase totalizando US$ 439,5 milhões, referentes a uma conta do banco estatal russo VTB bloqueada após as sanções que o Ocidente aplicou sobre a Rússia pela invasão da Ucrânia.

Segundo agências de notícias, o tribunal ordenou a apreensão de todos os fundos das contas do J.P. Morgan na Rússia, mas não de títulos e outras propriedades, incluindo o domínio jpmorgan.ru.

Na semana passada, o JP Morgan tinha anunciado um processo contra o VTB em Nova York para interromper seus esforços para recuperar a conta bloqueada, medida que vista como uma violação de um acordo entre os dois bancos para resolver disputas em Nova York.

Continua depois da publicidade

A ordem judicial russa ilustra as dificuldades que bancos americanos tiveram em cumprir suas promessas de encerrar as suas operações na Rússia desde que o líder russo Vladimir Putin ordenou a guerra contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

O Financial Times destaca que outros bancos ocidentais, como o Citigroup, o UniCredit da Itália e o Raiffeisen Bank International da Áustria, ainda operam na Rússia.