Tribunal russo ordena apreensão de US$ 439,5 milhões do JP Morgan no país

Na semana passada, o JP Morgan tinha anunciado um processo contra o banco russo VTB em Nova York para interromper seus esforços para recuperar contas bloqueadas por sanções

Equipe InfoMoney

Fachada do JP Morgan nos Estados Unidos

Publicidade

Um tribunal russo ordenou a apreensão de fundos no JP Morgan Chase totalizando US$ 439,5 milhões, referentes a uma conta do banco estatal russo VTB bloqueada após as sanções que o Ocidente aplicou sobre a Rússia pela invasão da Ucrânia.

Segundo agências de notícias, o tribunal ordenou a apreensão de todos os fundos das contas do J.P. Morgan na Rússia, mas não de títulos e outras propriedades, incluindo o domínio jpmorgan.ru.

Na semana passada, o JP Morgan tinha anunciado um processo contra o VTB em Nova York para interromper seus esforços para recuperar a conta bloqueada, medida que vista como uma violação de um acordo entre os dois bancos para resolver disputas em Nova York.

Continua depois da publicidade

A ordem judicial russa ilustra as dificuldades que bancos americanos tiveram em cumprir suas promessas de encerrar as suas operações na Rússia desde que o líder russo Vladimir Putin ordenou a guerra contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

O Financial Times destaca que outros bancos ocidentais, como o Citigroup, o UniCredit da Itália e o Raiffeisen Bank International da Áustria, ainda operam na Rússia.